Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Vacinação para cães e gatos acontece na zona urbana e rural no próximo mês

qua, 19 de agosto de 2020 00:14

Da Redação

 

Vacinação antirrábica será realizada em setembro

Vacinação antirrábica será realizada em setembro

A vacinação para cães e gatos que costumava acontecer em julho, foi programada pela secretaria de Saúde para próximo mês, devido à pandemia. A campanha no município irá abranger a zona urbana e zona rural, do dia 1º ao dia 30 de setembro. A estimativa é de que 22 mil animais sejam vacinados, com o apoio de aproximadamente 130 profissionais designados para cumprirem todo o processo.

As equipes estarão em pontos específicos nos bairros, aos sábados, nos dias 5, 12, 19 e 26 de setembro, das 8h30 às 16h. Na zona rural, as equipes irão visitar as propriedades. “Nas fazendas, é de extrema importância deixar o animal preso durante o dia, para que não tenhamos acidentes”, orienta o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Guilherme Carvalho.

Os animais precisam ter a idade mínima de três meses para receber a vacina. “Recomendo que a população fique atenta para as datas em que as equipes estarão nos bairros, pois se o dono do animal perder o dia em que está próximo a ele, terá que ir de carro a algum ponto mais distante em outro dia”, ressaltou.

 

VACINAÇÃO VOLANTE

 

O departamento de Zoonoses oferece vacinação volante nas situações em que é necessário ir na casa dos proprietários: os que possuem muitos animais, ou animal de grande porte, mais agressivo, pessoas idosas etc. Interessados no serviço devem ligar no telefone: 3690-3101 para fazer o agendamento e, consequentemente, entrar na programação.

 

A DOENÇA

 

Apesar de erradicada no município, a raiva é uma infecção viral transmitida dos animais para os seres humanos através da saliva de um animal infectado, geralmente por uma mordida. Após a entrada do vírus no corpo humano ele viaja do local da ferida até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação, levando às primeiras apresentações de sintomas da doença.

O vírus pode ser transmitido por animais domésticos e de fazenda como cães, gatos, vacas, furões, cabras e cavalos. Os sintomas de agressividade causados pelo vírus podem se apresentar em um período de cerca de dez dias, em casos mais longos podem chegar a 12 anos, após um período de incubação.

 

LEGENDA Campanha de Vacinação Antirrábica: cães e gatos com mais de três meses devem ser vacinados

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: