Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

SES-MG aponta aumento no número de casos suspeitos relacionados à covid-19 em Araguari

sex, 1 de maio de 2020 19:32

Da Redação

 -- Aglomeração tem chamado atenção em Araguari, principalmente em agências bancárias

-Aglomeração tem chamado atenção em Araguari, principalmente em agências bancárias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta semana, o Executivo publicou um novo decreto prolongando a proibição da aglomeração de pessoas em Araguari. Apesar da flexibilização do distanciamento social devido à reabertura gradual do comércio, a orientação do Comitê de Trabalho Especial para enfrentamento da covid-19 é de que as pessoas continuem cumprindo as recomendações, principalmente voltadas à higiene pessoal e de ambientes, o uso de máscaras. “Precisamos nos manter em guarda, pois, estamos entrando no período crítico da transmissão que são os meses de abril, maio e junho. Neste período crucial, devemos nos resguardar e por isso, reforçamos a necessidade da higienização das mãos, as medidas de higiene dentro de casa para evitar a transmissão pelo coronavírus e principalmente o isolamento social,” ressaltou o secretário de Saúde, Guilherme Afonso.

De acordo com ele, a medida é necessária para evitar novos contágios da doença e, consequentemente, o aumento das internações e óbitos. Em Araguari, três mortes suspeitas para coronavírus estão sendo investigadas e a pasta informou que aguarda os exames laboratoriais. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) também publicou nesta quinta-feira, 30, a atualização dos dados relacionados ao município, onde constam 648 notificações e 622 suspeitas.

No informativo não houve alteração quanto ao número de confirmações. O documento mostra que seis pacientes estão infectados pela covid-19, entretanto, o município afirma que oito pacientes se recuperaram e um que estava internado com a doença veio a óbito no último sábado, 25. O número de casos de coronavírus em Minas Gerais também aumentou, chegando à 1.827. O aumento foi de 4% em relação ao último levantamento, entre essas pessoas, 82 morreram.

De todos os pacientes com a doença em Minas Gerais, quatro são bebês com menos de 1 ano, e 15, crianças com idades entre 1 e 9 anos. A infecção acomete, principalmente, os adultos com idades entre 30 e 49 anos, um total de 836 casos. Segundo a SES, há 81 mortes em investigação e 84.994 casos suspeitos da doença. Ao analisar os dados é possível verificar que em Belo Horizonte, o número de casos subiu de 561 para 576 nas últimas 24 horas.

Na capital mineira, 17 pessoas vieram a óbito. A cidade de Juiz de Fora é a segunda na lista com o maior número de ocorrências da doença no Estado, com 146 casos e cinco óbitos. Uberlândia continua figurando em terceiro lugar, tendo confirmado mais um caso, chegando a 106 e oito mortes. Especialistas da SES-MG alertam ainda que a hipertensão é a doença mais registrada entre as 80 vítimas que morreram por covid-19 nos últimos 30 dias, pacientes com outras comorbidades como tabagismo, hipotireoidismo, doença hepática, doença neurológica, transtorno mental, acidente vascular cerebral, sequela de poliomielite e desnutrição, também estão entre os fatores de risco.

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou ainda que 6.859 casos da doença foram descartados no Estado desde o início da pandemia. Sobre pessoas curadas, a pasta disse que o sistema de vigilância em Saúde é feito para identificar pessoas doentes. Desta forma, não há como determinar o número de pessoas curadas. Outro motivo é que muitos dos contaminados desenvolvem poucos sintomas ou ficam assintomáticos e não são acompanhados pelo governo. As secretarias estaduais de saúde também divulgaram que em todo o país foram contabilizadas  5.628 mortes provocadas pela covid-19 e 81.329 casos foram confirmados. O número de mortes no país superou o da China, que registrou 4.632 fatalidades pela covid-19. Além do Brasil, os Estados Unidos também apresentam essa tendência de escalada no número de mortes – são os únicos dois países nesta situação, entre os 48 analisados.

 

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: