Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Projeto Câmara Jovem garante aproximação entre estudantes e política local

qui, 13 de novembro de 2014 00:11

DA REDAÇÃO – Desde os tempos mais remotos, os homens buscam se organizar em sociedade para aumentar suas chances de sobrevivência. Foram os gregos que deram o nome “política” ao ato de tratar de assuntos referentes ao interesse coletivo, ao que fosse público. Na democracia, a população escolhe seus representantes através do voto, dando a eles o poder de decidir os rumos do município, estado e país.

Escolas recebem vereadores em palestra do projeto Câmara Jovem. Foto: Divulgação

Escolas recebem vereadores em palestra do projeto Câmara Jovem. Foto: Divulgação

Pensando nisso, os vereadores Paulo do Vale (PV) e Wesley Lucas de Mendonça (PPS) iniciaram uma série de palestras em escolas estaduais de Araguari que tem como foco mostrar ao jovem sua importância para a sociedade e o papel do Poder Legislativo no Estado democrático.

“Explico aos jovens que a interação deles com a sociedade começa bem cedo, primeiramente nos relacionamentos familiares e posteriormente na escola, e pode melhorar todos os ambientes em que vivem. É possível exercer um papel transformador sem deixar de viver essa fase da adolescência e da juventude, sendo quem são,” destaca Wesley Lucas.

O Projeto Câmara Jovem é dividido em etapas. Durante os ciclos de palestras, os estudantes da oitava série e ensino médio adquirem uma noção geral de política. Depois, será a hora de colocar em prática o aprendizado com a simulação de uma eleição que elegerá um “vereador jovem” e um suplente em cada escola.

Em seguida, os eleitos participarão de uma posse simbólica na Câmara. Mas esse não é o ponto final, e sim, o ponto de partida. Como no Legislativo, os “vereadores jovens” terão que escolher o presidente da Câmara Jovem e atuar em suas respectivas escolas, ouvindo os alunos e repassando propostas para os vereadores do município.

Até o momento, receberam a palestra as escolas estaduais Professor Artur Bernardes, Professor Antonio Nunes, Professor Antonio Marques (Estadual), Costa Sena, São Judas Tadeu e Raul Soares. Nesta semana, Paes de Almeida, Isolina França Soares Torres e Padre Damião serão visitadas. Na próxima, é a vez das escolas Madre Maria Blandina (Polivalente) e Eleonora Pierucetti contarem com a presença dos vereadores, que em breve visitarão Rainha da Paz, Professora Katy Belém e Coronel Lindolfo Rodrigues da Cunha.

“Aprovamos projetos de interesse para nossa cidade e na maioria das vezes a população não tem a oportunidade de conhecer como funciona esse trabalho. Vamos trazer os jovens para dentro da Câmara. Querendo ou não, a política faz parte das nossas vidas. Temos que conhecer melhor para que possamos cobrar depois,” concluiu Paulo do Vale.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: