Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Campanha de vacinação contra o sarampo segue no município por mais dez dias

ter, 21 de julho de 2020 14:53

Da redação

Segundo Ministério da Saúde, as vacinas estão disponíveis nos postos de saúde pelo país inteiro.

Segundo Ministério da Saúde, as vacinas estão disponíveis nos postos de saúde pelo país inteiro.

Em meados de março, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais iniciou a 4ª etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, destinada a pessoas de 20 a 49 anos, visando colocar em dia os cartões de vacinação que estavam desatualizados. A previsão inicial era de que a campanha se estendesse até o dia 30 de junho, tendo como meta a imunização de 8.964.626 pessoas em Minas Gerais

Porém, também devido ao reflexo do isolamento social em razão à pandemia do novo coronavírus, menos de 12% dos mineiros da faixa etária compareceram aos postos de saúde para se vacinarem contra o sarampo. Segundo especialistas, outro motivo que pode ter influenciado a baixa procura da vacina é o fato de a campanha ter acontecido juntamente com a da influenza, podendo ter provocado uma confusão na população.

A baixa cobertura vacinal foi verificada também em nível nacional, com apenas 4,2% do público-alvo vacinado, levando o Ministério da Saúde a estender a etapa da campanha até o dia 31 de agosto.

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde, em Araguari, até o momento, a campanha atingiu 71% de imunizados e nos grupos prioritários, que são idosos e profissionais da saúde, atingiu mais de 95%. Porém, mesmo com números favoráveis em relação aos do estado, o município também segue a prorrogação adotada pelo Ministério da Saúde.

Para se vacinar, é necessário procurar uma das unidades de saúde. “É importante levar a caderneta de vacinação e um documento pessoal. O horário de funcionamento é das 8 às 16 horas de segunda a sexta-feira. O município dispõe no momento de aproximadamente 5 mil doses da vacina”, relatou o subsecretário de saúde Saulo Borges.

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda altamente transmissível e contagiosa, que pode evoluir com complicações e levar ao óbito. Em 2016, o país comemorava a eliminação do sarampo em seu território, segundo atestava um certificado entregue pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que declarava a região das Américas a primeira zona livre da doença em todo o mundo. Três anos depois, a doença voltou a aparecer, inicialmente em São Paulo.

Cenário Nacional

Até no início deste mês, foram registrados mais de 5 mil casos de sarampo, em 21 estados e cinco óbitos para doença, sendo três no Pará, um no Rio de Janeiro e um em São Paulo. Minas apresentou 12 casos da doença no primeiro semestre, além de 77 em investigação, três vezes mais do que no ano passado, quando foram apenas quatro notificações no período.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: