Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Plano de prevenção durante período chuvoso é definido em Araguari

qui, 15 de outubro de 2020 13:34

Da Redação

Órgãos e autoridades responsáveis pela segurança pública de Araguari estão atentos à chegada do período chuvoso. Desta forma, um plano de ações emergenciais para casos de forte chuva na cidade foi desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros de Araguari, que anualmente elabora estratégias, visando garantir a segurança da população e a proteção ao patrimônio. Diante disso, no plano estão descritas todas as ações necessárias para evitar alagamentos, enchentes e inundações no município.

No plano estão as ações necessárias para evitar alagamentos, enchentes e inundações no município

No plano estão as ações necessárias para evitar alagamentos, enchentes e inundações no município

 

O documento contém todo o mapeamento das áreas de risco na cidade e define o que cada um dos parceiros poderá fazer em casos relacionados às chuvas. Para abranger toda a cidade, o trabalho conta com diversos órgãos, sendo eles o próprio Corpo de Bombeiros, 2º Batalhão Ferroviário, SAE (Superintendência de Água e Esgoto), SETTRANS (Secretaria de Trânsito e Transportes), Polícia Militar, Defesa Civil de Araguari, bem como, os hospitais da cidade que também permanecem em alerta.

“O planejamento estratégico das ações de prevenção durante o Período Chuvoso é de extrema importância para o sucesso das operações de salvamento. Informar e orientar as pessoas quanto aos riscos somados à conscientização da população sobre manter as aberturas dos bueiros limpas e desobstruídas evita inundações e diminuem os danos causados pela chuva”, afirmou o sargento Júlio Cesar.

O plano de contingência utilizado para a elaboração das ações, também é revisado anualmente o que, segundo o militar auxilia para que a atuação seja feita de maneira eficaz. Conforme explicou, dependo da quantidade de precipitação dos próximos dias, serão feitos os devidos alertas para a sociedade, através de mensagens SMS enviadas que são enviadas pela Defesa Civil. Campanhas educativas também serão realizadas para informar as pessoas sobre o que fazer em caso de alguma emergência em relação às fortes chuvas. Diante disso, a orientação é de que a população faça o cadastro do número do celular no site da Defesa Civil de Minas Gerais. Em caso de urgência e emergência, a população também deve entrar em contato através do numero 193.

Em Araguari, os pontos preocupantes são: proximidades do residencial Madri, as confluências da avenida Theodolino Pereira com avenida Bahia e Minas Gerais, e o bairro Independência. Moradores da região Central da cidade também devem ficar em alerta, pois há alguns pontos onde são relatados os registros de alagamentos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: