Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Pace e UBS Verde normalizam atendimentos

qui, 7 de novembro de 2019 05:03

por Laura Alvarenga

Reinaugurado no dia 31 de outubro, o Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) do Hemominas, retomou as atividades no município junto à UBS (Unidade Básica de Saúde) Verde. Agora, o prédio abriga os dois serviços durante toda a semana, sendo que a UBS realizará atendimentos de segunda a sexta-feira, com exceção de quinta-feira, dia estipulado para as coletas de sangue pelo Pace.

Inaugurada em 2015, a unidade — que faz parte do Hemominas, teve as atividades suspensas em julho deste ano devido à necessidade de readequações na estrutura do local, conforme as novas normas do Hemocentro. Atualmente o Pace funcionará apenas às quintas-feiras, das 7 às 13h.

Em complemento, foi formulada e colocada em prática a UBS Verde, em decorrência da necessidade em diminuir o tempo de espera, bem como, auxiliar nos atendimentos de baixa complexidade, da Unidade de Pronto Atendimento (Upa). Os casos classificados com níveis verde e azul de acordo com o Protocolo de Manchester serão redirecionados à UBS Verde, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.

Conforme o secretário de Saúde, Guilherme Afonso, a pretensão é para que futuramente, o Pace consiga coletar de 40 a 50 bolsas por dia, embora a atual realidade gire em torno de 20 a 30 bolsas. “É necessário estar dentro de alguns parâmetros para que se possa fazer a doação de sangue. Contudo, aos interessados, basta que procurem a unidade de saúde mais próxima, onde serão devidamente informados e redirecionados ao Pace”, explicou o secretário.

Em recente entrevista à reportagem da Gazeta do Triângulo, Guilherme Afonso disse ainda sobre a possibilidade de que, em 2020, a coleta de sangue possa acontece por, pelo menos, duas vezes na semana. O secretário também informou que, no dia 21 de novembro (quinta-feira), acontecerá o cadastramento para doadores de medula. A ação será realizada no Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac), com entrada pelo Posto Médico Legal, das 7h30 às 11h30.

Sobre a doação de medula, Guilherme Afonso disse que por, por enquanto, serão feitos apenas os cadastros de pessoas que realmente estejam interessadas. O objetivo é de prevenção para alguma futura ocasião, de maneira que as unidades de saúde do município tenham em mãos uma lista de doadores que poderão ser convocados mediante a necessidade de algum paciente.

“Na saúde nós estamos acostumados com os pacientes precisando dos nossos serviços. Nesse momento acontece o contrário, nós precisamos e pedimos a colaboração da população nessa causa”.

Serviços

A unidade conta com uma equipe exclusiva para ambos os atendimentos oferecidos. De acordo com o secretário de Saúde, 13 profissionais compõem a equipe do Pace, sendo: três enfermeiros, uma psicóloga, dois médicos, cinco técnicos em enfermagem e dois auxiliares administrativos. A adição de dois médicos torna viável que o atendimento seja expandido para a UBS Verde.

– Pace funciona às quintas-feiras, das 7 às 13h e UBS Verde de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: