Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

No mês de “Outubro Rosa”, unidades de saúde em Araguari oferecem coleta e solicitações de exames

sáb, 24 de outubro de 2020 00:09

Da redação

No mês de outubro, é tradicionalmente trazido ao debate público os temas que tratam da saúde das mulheres. Em especial, políticas de combate ao câncer de mama e ao colo de útero.

É discutido, com frequência, a importância do conhecimento da mulher a respeito do próprio corpo e, também da realização regular de exames, especialmente mamografias e Papanicolau.

A caminhada que era tradicionalmente promovida pela prefeitura de Araguari, não ocorreu, em razão da pandemia do novo coronavírus

A caminhada que era tradicionalmente promovida pela prefeitura de Araguari, não ocorreu, em razão da pandemia do novo coronavírus

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há estimativa de mais de 65 mil novos casos da doença no Brasil em 2020. Segundo o site do INCA, há tratamento para o câncer de mama, que é oferecido pelo Ministério da Saúde através do Sistema Único de Saúde (SUS).

No município de Araguari, já há o costume de muitas mulheres procurarem o serviço de saúde no mês de outubro em busca de realizarem os exames médicos.

A coordenadora da Atenção Primária, Dra. Marislene Pulsena, ressalta que sempre ocorrem ações específicas no “Outubro Rosa”, tradicionalmente, como a corrida e a caminhada, mas que esse ano, em meio à pandemia da covid-19, as atividades não foram executadas. “Não faríamos nada esse mês por causa da pandemia, mas sábado, 24, será o ‘Dia D’ e ocorrerá coleta e solicitações de mamografia. Todas as unidades de saúde funcionarão normalmente das 8 às 16 horas”, informou.

A respeito dos exames de rotina, informou que “com a pandemia, a procura por exames diminuiu, e o próprio Ministério da Saúde fez a suspensão para evitar aglomerações. Há outra coleta planejada para o dia 7 de novembro, mas não está confirmada. Estamos aguardando para ver como irá se desenrolar essa situação epidemiológica”, concluiu.

Portanto, vale lembrar que todas as unidades de saúde estarão em funcionamento neste sábado, 24, com o intuito de realizar exames, orientar e cuidar da saúde da população, em especial das mulheres, na cidade de Araguari.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: