Terça-feira, 19 de Março de 2024 Fazer o Login

Eleições 2020: urnas eletrônicas chegam em Araguari

qua, 23 de setembro de 2020 12:30

Da Redação

O TER preparou uma verdadeira força tarefa para a entrega das urnas que serão contadas e verificadas nos próximos dias

O TER preparou uma verdadeira força tarefa para a entrega das urnas que serão contadas e verificadas nos próximos dias

A 16ª Zona Eleitoral em Araguari recebeu nesta terça-feira, 22, as urnas eletrônicas que serão utilizadas durante as eleições municipais. Os equipamentos foram trazidos para Araguari em caminhões baú, sendo observadas todas as condições de segurança necessárias para manter a integridade dos 287 equipamentos. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, o chefe do Cartório Eleitoral, Fernando Guetti, explicou como serão os próximos procedimentos.

“As urnas que chegaram ao município irão passar pelo procedimento chamado aceite, que se trata da contagem dos equipamentos para verificar se estão de acordo com os itens enviados pelo TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais). Assim, nos próximos dias, será feita a análise técnica para verificar a parte física da urna, para sabermos se estão em pleno funcionamento. Caso seja necessário, abrimos um chamado e a empresa responsável faz a substituição de peças ou do próprio equipamento”, explicou.

As urnas em questão, se tratam de um computador vazio e não contém dados oficias das eleições que somente serão inseridos na próxima etapa: todos os dados, incluindo fotos e nomes dos candidatos à disputa eleitoral, serão cadastrados nas máquinas pelos servidores da área de Tecnologia da Informação dos TREs, visando garantir que tudo funcione perfeitamente no dia das eleições.

Segundo Fernando Guetti, as urnas somente serão distribuídas próximo às vésperas das eleições e os equipamentos permanecem no município até depois do segundo turno, previsto para 29 de novembro. Conforme verificou a reportagem, uma grande força tarefa está sendo desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral, para garantir a entrega das urnas eletrônicas, que serão utilizadas nos 853 municípios mineiros. Para o envio, cada uma é embalada cuidadosamente em uma caixa própria.

O TRE informou que, mais de 42 mil urnas estão sendo enviadas para 308 localidades, sendo 282 zonas eleitorais e 26 postos de atendimento. Ao todo, 96 caminhões percorrerão cerca de 70 mil quilômetros até meados de outubro para cumprir essa missão. Além das urnas, a equipe da Coordenadoria de Controle Patrimonial (CCP) do TRE também está enviando aos Cartórios outros materiais como canetas, cartazes e os cadernos de votação.

Neste ano, as unidades e postos de atendimento também receberão itens preventivos à covid-19 como álcool em gel, álcool líquido, máscaras e protetores faciais, para garantir a proteção de mesários e eleitores. Em Araguari, 87.563 araguarinos estão aptos a votar e aqueles que tiverem interesse podem ainda se candidatar para atuar como mesários voluntários durante o período de votação. O cadastro pode ser feito na sede do cartório em Araguari situado à rua Dr. Afrânio, nº 124, Centro, ou pelo site do TRE. “Pelo site, após efetuar o cadastro entraremos em contato para realizar a convocação”, disse Guetti.

Por sua vez, o treinamento dos mesários está sendo realizado exclusivamente pela internet, por meio do formato EAD (Educação a Distância) e também em Aplicativo. “Seja no EAD ou no App será gerado certificado que será validado eletronicamente. O mesário apresenta no Cartório, verificamos a validação e emitimos a certidão de treinamento, sendo que a legislação eleitoral garante que esse dia de treinamento também vale para efeito de concessão de dois dias de folga, assim como ocorre no dia da eleição, isto é, são quatro dias de folga no total”, acrescenta Guetti.

Os convocados que se enquadram no grupo de risco para contágio da covid-19 devem comparecer ao cartório eleitoral portando documentos para comprovação. Assim que houver a dispensa, novo mesário será convocado. Outras dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos telefones de contato: (34) 3242-2277 ou (34) 3690-3156.

 

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Nessa hora não tem Fica em Casa. Eles sempre dão um jeitinho.

Deixe seu comentário: