Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Desenvolvimento do Plano Diretor de Araguari recebe participação de universitários

qua, 22 de janeiro de 2020 05:18

Da Redação

Alunos do curso de Medicina Veterinária do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac Araguari), participaram de uma reunião na manhã desta terça-feira, 21, na Câmara Municipal. Durante conversa com o presidente do Legislativo Wesley Lucas de Mendonça (PPS) eles foram convidados a participar do trabalho de desenvolvimento do Plano Diretor Municipal.

Além da reunião, os estudantes também puderam acompanhar a sessão ordinária da Câmara

Além da reunião, os estudantes também puderam acompanhar a sessão ordinária da Câmara

 

“Após ser apresentado o projeto do Plano Diretor aos alunos, o presidente nos propôs apresentar ideias e propostas dentro da nossa área de atuação que é a Medicina Veterinária, para serem incluídas no plano diretor. Dentro da temática veterinária, os pontos que vamos trabalhar em conformidade com o Plano Diretor estão relacionados às políticas de infraestrutura e saneamento básico e ambiental, política de proteção, conservação e preservação ambiental, dentre outras questões relacionadas à indústria e agroindústria,” ressaltou Matheus Batista Pereira, acadêmico do 9° período de Medicina Veterinária.

Na oportunidade, os estudantes também puderam acompanhar a sessão ordinária da Câmara. “Mostramos aos acadêmicos como funciona o trabalho legislativo e assim, reforçamos a importância que os estudantes e profissionais tem como propagadores de informações e sua atuação dentro da sociedade, com foco voltado ao entendimento de que, os futuros médicos veterinários possam interagir e sejam conscientizados da importância da Casa legislativa.”

A reunião também foi acompanhada pelo coordenador Sílvio André Pereira Mundim e as referidas propostas serão apresentadas durante audiência pública a ser agendada em breve pela presidência da Câmara Municipal. A primeira audiência para tratar do assunto aconteceu em meados de dezembro, quando o público pôde conhecer as propostas resultantes do trabalho de três grupos de alunos do quinto período do curso de Direito do Imepac Araguari.

“Após vários meses de debate, os grupos apresentaram com excelência suas propostas. O próximo passo será a realização de uma série de audiências públicas e para isso, receberemos ainda outras propostas para serem debatidas principalmente dos estudantes de cursos como a Medicina Veterinária e outros seguimentos. A intenção é que os grupos de alunos estudem o documento para que possam apresentar possíveis alterações ou melhorias que serão incluídas no documento para a votação na Câmara,” explicou Wesley Lucas.

O Plano Diretor precisa ser revisto a cada 10 anos. Em Araguari, o documento venceu no ano de 2014, posteriormente foi contratada uma empresa através de processo licitatório, mas não chegou a ser finalizado. O documento é o instrumento estratégico de implementação da política municipal de desenvolvimento econômico, social, urbano e ambiental, integrando o processo de planejamento e gestão municipal e vinculando todos os agentes públicos e privados. Nele são previstas diretrizes de curto e longo prazo de diversos setores como indústria, comércio, administração municipal, saúde, educação etc.

Se aprovado pelo Legislativo, o documento segue para sanção do prefeito Marcos Coelho e a gestão municipal deve traçar estratégias para a execução do mesmo. “Acredito que o poder público precisa ser o elemento facilitador e no estado democrático de direito uma das maravilhas é a possibilidade da participação popular. Quando a sociedade participa, a chance de acertar é maior, assim, agradeço também aos acadêmicos pela receptividade durante a palestra e a preocupação com a sociedade araguarina,” finalizou o presidente do Legislativo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: