Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Cresce o número de casos relacionados à covid-19, mas os dados divergem do boletim estadual

ter, 9 de junho de 2020 09:56

 Da redação

Os dados municipais da região divergem das informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde

Os dados municipais da região divergem das informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde

O novo coronavírus já alcançou 516 cidades mineiras, ou seja, 60% dos 853 municípios do Estado. Em 128 deles há registro de mortes causadas pela doença, cujo índice de letalidade está em 2,4% em Minas Gerais. Os dados são do levantamento diário realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) que foi publicado na manhã dessa segunda-feira, 8. De acordo com o documento, há 15.883 infectados com a covid-19 e 8.646 deles ainda estão sob acompanhamento.

O número de mortes ocorridas em decorrência da infecção chegou à 380 e quatro mortes novas constam no relatório se comparado ao documento publicado no último domingo, 7. O informativo mostra ainda que Belo Horizonte é a cidade que concentra o maior número de óbitos pela doença, uma vez que 59 de seus moradores morreram após serem infectados e são 2.455 confirmações. Os números também são altos em Juiz de Fora onde aconteceram 37 mortes e 692 pacientes estão infectados, além de Uberlândia que concentra 26 óbitos e 1187 casos da doença confirmados.

Além disso, em Uberlândia, 100 pessoas estão internadas com sintomas semelhantes da enfermidade na rede de saúde pública e privada da cidade. Para o prefeito Odelmo Leão, o aumento no índice de contaminação é reflexo da reabertura do comércio e, ainda, pelo fato de a cidade passar a fazer mais testes. O chefe do Executivo ressaltou ainda que, a média de testagem em Uberlândia é de 800 pessoas por cada 100 mil habitantes. Na listagem estadual, Araguari também aparece entre as cidades que possuem casos da doença e já ultrapassou a marca de 100 notificações com diagnóstico positivo para covid-19.

Conforme consta no boletim epidemiológico divulgado pelo município até o fechamento desta edição, Araguari possui pelo menos 115 pacientes infectados e 1.299 suspeitas. Dois óbitos seguem em investigação e apenas um foi confirmado até o momento. Outras nove pessoas seguem internadas, aguardando resultado de exames. Em contrapartida, o boletim estadual aponta para 34 confirmações, 16 pacientes em acompanhamento. Além disso, há 16 pacientes que estão recuperados da doença.

Segundo verificou a reportagem, a divergência de dados tem ocorrido não só em Araguari, mas em praticamente todas as cidades da região. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde informou que todos os casos confirmados estão sendo repassados para a SES-MG, no entanto, devido à quantidade de pacientes e de municípios que possuem casos da doença, pode haver demora nas atualizações. A demanda foi confirmada pela pasta estadual, que confirmou ainda que o município preenche um formulário específico do Ministério da Saúde, sendo gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

Após todo esse trabalho de triagem, é que os dados farão parte do Boletim Diário. Por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG podem ocorrer, tanto em relação a casos suspeitos quanto em casos confirmados. O crescimento das notificações tem chamado a atenção de grande número de pessoas que demonstram sua preocupação, principalmente, através das redes sociais. “Araguari está deixando de manter os cuidados e as pessoas já estão vivendo normalmente. Isso tem influenciado no aumento das pessoas infectadas, pois, as ruas estão cheias e o comercio está bastante movimentado. Uberlândia reconheceu o erro de liberar o comércio e colocou novas restrições, e é isso que Araguari deveria seguir para evitar novas contaminações, ” finalizou uma araguarina que preferiu não se identificar.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: