Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da redação (18/07)

dom, 19 de julho de 2020 11:41

RESPOSTA

Na edição de ontem, a coluna comentou que o deputado Zé Vitor teria votado contra a prorrogação do auxílio emergencial devido a pandemia da Covid-19. Nessa mesma data, o próprio deputado e sua assessoria relataram, através das redes sociais, que aconteceu um equívoco na interpretação do mapa de votação. “A prorrogação do auxílio não era pauta da votação. A pauta era outra. Era a proibição ao bloqueio de valores. Um deputado da oposição apresentou uma emenda ao projeto em pauta para prorrogar o auxílio. Acontece que ele não indicou a fonte e o relator da matéria deu parecer de que a emenda era inadequada do ponto de vista financeiro e fiscal. Daí, o deputado em questão apresentou um recurso à essa decisão do relator e Zé Vitor, assim como a maioria do plenário, votou contra esse recurso. Não foi contra a prorrogação. Não era isso que estava em pauta. A matéria do projeto de lei era outra. Qual outra postura ele deveria ter? Votar a favor de algo que não está de acordo com a lei?? O Congresso e o Governo sabem que, se for necessário, deverão prorrogar o auxílio pelo tempo que for necessário. Mas é preciso avaliar e fazer isso com responsabilidade fiscal”. A justificativa da assessoria do deputado está publicada e esclarecida. Parabéns pelo trabalho e lisura na sua comunicação.

 

MEA CULPA

A coluna Da Redação relata fatos apurados cotidianamente. Quando recebe alguma informação, apura; quando comete algum equívoco, deixa o espaço aberto para a defesa de que qualquer pessoa que se sinta prejudicada. Obrigado a todos que tem em sua leitura, o hábito de acompanhar essas linhas diárias, as quais procuram relatar o dia-a-dia de nossa cidade e de seu povo.

 

NO COMANDO

Não poderíamos deixar de relatar também, o excelente trabalho realizado pela assessora do deputado federal Zé Vitor, a jornalista Sávia de Lima. A jovem profissional assumiu lugar de destaque na imprensa araguarina quando fez parte das equipes do Diário de Araguari e também deste periódico, por muito tempo. Na quinta-feira, 16, Sávia representou o parlamentar de forma brilhante na audiência de prestação de contas da Covid-19, perante a Câmara Municipal. Parabéns à conceituada jornalista pelo trabalho à frente do Gabinete do deputado em Araguari.

 

ABRE/FECHA

Outro assunto que movimentou e ainda movimenta as redes sociais é sobre o novo decreto que deve ser publicado até a próxima segunda-feira, sobre a flexibilização do comércio em Araguari.

 

PONTO DE VISTA

Conversando com vários lojistas da cidade, em sua maioria, todos ficaram satisfeitos com o que foi conseguido na quinta-feira, perante a Justiça local.

 

PRÓS

O comércio será reaberto de forma lícita, mas sem que o cliente possa adentrar as lojas, ou seja, com atendimento apenas em um balcão na entrada dos referidos comércios.

 

CONTRAS

O problema é que pode acontecer um grande acumulo de clientes na porta dos estabelecimentos. Esse controle terá que ser feito pelos próprios comerciantes.

 

PONTO DE VISTA

Entendemos que a atitude é positiva e que a Juíza da Comarca foi, até certo ponto, muito positiva para os comerciantes locais, uma vez que se estivéssemos no Programa Minas Consciente, estaríamos na onda verde, ou seja, tudo fechadinho e sem data para a liberação de nada.

 

PROXIMIDADE

Lembrando que, com relação ao Minas Consciente, as liberações são por regiões. Como Araguari faz parte da macrorregião que contempla a vizinha Uberlândia, pode ser muito prejudicial para a nossa cidade.

 

JUSTIFICATIVA

Como Uberlândia é hoje o segundo município com o maior número de casos em Minas Gerais e também tem o segundo maior número de óbitos da Covid-19, a adesão ao Minas Consciente seria um verdadeiro tiro no pé, pois, como temos acompanhado os números da doença na região, para sair da onda verde ficamos na dependência de Uberlândia, o que não é nada bom.

 

POLÍTICA

E agora, para finalizar, temos observado uma aproximação muito grande do atual prefeito Marcos Coelho com um vereador de oposição, o que seria mesmo um presságio de composição de chapa para a próxima eleição.

 

GRUPOS

Temos também observado três grupos tomando ‘corpo’ para a disputa das eleições municipais: um liderado pelo deputado Zé Vitor, um liderado pelo atual chefe do Executivo e o outro liderado pelo Imepac/Raul Belém.

 

POLARIZAÇÃO

Ao que se percebe também é que dois desses grupos podem se juntar e se tornar um forte concorrente a tão sonhada vaga palaciana. Vamos aguardar e acompanhar de perto o desenrolar dessas movimentações.

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Tem que tomar cuidado, porque a primeira impressão é a que fica. Fica pra sempre.
    Eu por exemplo, corro as léguas de quem junta com o blindado. O blindado é um que pintou, bordou e saiu ileso com a ficha limpa.

Deixe seu comentário: