Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Canteiros centrais de avenidas recebem arborização

ter, 12 de novembro de 2013 00:09

arvore
Mudas foram plantadas essa semana ao longo da avenida Theodolino
Foto: Gazeta do Triângulo

DA REDAÇÃO – Integrantes da secretaria de Meio Ambiente intensificaram as ações de arborização em diversos pontos do município. Depois de passar pelo bairro Brasília e o conjunto habitacional Portal do Cerrado III, os trabalhos chegaram essa semana a região central.

Nos momentos que antecedem o período de chuvas, a iniciativa deve ganhar ainda mais proporções. Ao menos, é o que vislumbra o titular da pasta em Araguari, Odon de Queiroz Naves. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, ele enalteceu o momento.

“Começamos o plantio nas avenidas Brasil e em parte da Coronel Theodolino Pereira de Araújo, onde pretendemos estender até a Minas Gerais. A ideia é aproveitar o início do período chuvoso e expandir as ações para todos os locais deficientes de arborização”, explicou o secretário, que reiterou acerca da participação da comunidade.

“Utilizamos árvores de várias espécies de pequeno e médio porte e vamos acompanhar toda a manutenção. Também contamos com o envolvimento dos moradores, pois o zelo deles é fundamental para o sucesso da iniciativa”, disse. Conforme apurou a reportagem, as práticas se remetem ao planejamento inicial da pasta de Meio Ambiente, que deve contemplar outras regiões como a avenida Benedito Teodoro Naves, no bairro Vieno.

PANORAMA NEGATIVO

Apesar de representar o segundo país em arborização no mundo, abaixo apenas da Rússia, o Brasil chega a sofrer uma perda de 20 mil quilômetros quadrados de cobertura vegetal a cada ano. Além de afetar a biodiversidade, a retirada é refletida no empobrecimento do solo, alterações climáticas, erosões e outros prejuízos subsequentes. Para Odon Naves, a expectativa é que outra realidade seja estabelecida em Araguari.

“Nosso intuito é intensificar o plantio até janeiro. Há um gargalo muito grande nesse sentido e estamos fazendo o levantamento para identificar os pontos com maior necessidade para arborizar esses espaços. Temos que mudar esse perfil no nosso município”, finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: