Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Boletim estadual aponta para aumento de notificações relacionadas à covid-19 em toda região

sex, 22 de maio de 2020 09:09

Da Redação

 Comitê se reuniu nesta quinta-feira para traçar novas recomendações visando o combate ao novo coronavírus

A recomendação continua sendo o distanciamento social e o uso de máscaras

A recomendação continua sendo o distanciamento social e o uso de máscaras

Araguari tem mais casos confirmados do novo coronavírus, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. A notificação foi feita ontem e diante disso, o município passa a ter 24 pacientes infectados. O boletim municipal mais recente mostra ainda que três pessoas com suspeitas para a doença estão internadas e dois óbitos estão sendo investigados.

Até o momento, apenas uma morte causada pela covid-19 foi confirmada no município e outros 11 óbitos estão descartados. Das notificações registradas na cidade, pelo menos 312 casos já foram descartados após exames laboratoriais. Para discutir sobre as novas orientações quanto ao enfrentamento à covid-19 em âmbito municipal, na manhã de ontem, o Executivo se reuniu com representantes do Comitê de Trabalho Especial. Até o fechamento desta edição, as novas deliberações não haviam sido repassadas à reportagem.

Cabe ressaltar que, entre as principais orientações da secretaria de Saúde, está a utilização de álcool em gel, máscaras e o distanciamento social, a fim de evitar novas contaminações pelo vírus. Conforme verificado, as novas confirmações da doença notificadas em Araguari, no entanto, ainda não constam na base de dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que aponta para 17 casos confirmados e cinco em acompanhamento pelas equipes de saúde, sendo que em 62,5% dos casos são pacientes do sexo feminino e 37,5% são referentes a pacientes do sexo masculino.

O número de recuperados na cidade é de 11 pacientes, que já saíram do período de isolamento. O boletim epidemiológico divulgado na manhã desta quinta-feira, 21, trouxe dados preocupantes para toda a região: o número de casos tem aumentado rapidamente. Entre as cidades do Triângulo Mineiro que se destacam pelos crescentes casos, está Uberlândia, que tem 446 confirmações e 13 pessoas mortas. A cidade aparece em terceiro na lista dos municípios com mais pessoas infectadas do estado.

Em segundo está Juiz de Fora, na Zona da Mata, com 475 infectados e 23 óbitos e, Belo Horizonte continua em primeiro, com 1.280 pessoas infectadas e 36 mortes. Em Minas Gerais já são e 5.596 casos confirmados da doença e 2.484 pacientes em acompanhamento médico. Além disso, 2.921 já se recuperaram da doença. O Estado tem 354 cidades com confirmações da doença, chegando ao número de 191 mortes, sendo que, entre eles, 19 não tinham outras doenças associadas ao coronavírus e 76%, ou seja 145, são pessoas com 60 anos ou mais.

As internações por síndrome respiratória aguda grave já cresceram 599% nas primeiras 20 semanas de 2020, se comparadas com as do mesmo período de 2019. A rede pública já realizou 18.647 testes para coronavírus, e são aguardados 636 resultados. Em entrevista coletiva, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse que nos próximos dias haverá um aumento de casos confirmados por causa da realização de mais testes rápidos nas cidades mineiras. Foram entregues 551,5 mil unidades a vários municípios. O aumento progressivo do número de casos faz parte da pandemia, mas, segundo ele, o Estado está cada vez mais preparado, com abertura de mais leitos e entrega de respiradores.

Cenário nacional

As secretarias estaduais de saúde informaram que foram registradas 19.148 mortes provocadas pela Covid-19 e 296.033 casos confirmados da doença em todo o país até esta quinta-feira, 21. O Brasil é o terceiro país no mundo com o maior número de casos confirmados da doença, atrás de Estados Unidos e Rússia.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: