Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Boletim epidemiológico aponta para crescimento no número de óbitos e casos da covid-19

sex, 24 de julho de 2020 09:49

Da Redação

Nas últimas semanas, o Hospital de Campanha se tornou um reforço para o atendimento de pacientes diagnosticados com a covid-19 em Araguari. Hoje, possui a sua maior ocupação de leitos: pelo menos sete pacientes seguem internados na unidade. No total, o número de internações teve um aumento, passando de 31 para 36 pessoas que estão em leitos de UTI e enfermaria. Sobre a taxa de ocupação de todos os leitos de enfermaria e UTI disponíveis para atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde informou que em breve irá disponibilizar o levantamento que está sendo feito com todos os hospitais da rede de saúde de Araguari.

Nesta quinta-feira, o número de internações teve um aumento, passando para 36 pessoas que estão em leitos de UTI e enfermaria

Nesta quinta-feira, o número de internações teve um aumento, passando para 36 pessoas que estão em leitos de UTI e enfermaria

 

Enquanto isso, as transferências de pacientes de leve e média complexidade têm sido realizadas em acordo com o fluxograma de atendimento para síndromes gripais/coronavírus. A triagem é realizada tanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) quanto no Centro de Referência em Atendimento, que fica anexo ao Hospital de Campanha, onde continuam sendo promovidos os devidos testes para diagnóstico daqueles que tem a suspeita da doença. “Ao dar entrada no sistema de saúde do município, a equipe médica faz a triagem e define qual será o teste utilizado para cada caso. Assim, obtemos um melhor resultado da coleta de dados e monitoramento do paciente”, destacou a pasta municipal, que divulgou ainda o boletim epidemiológico atualizado.

No documento, é possível verificar que nesta quinta-feira, 23, Araguari atingiu a marca de 1.249 casos confirmados da doença e 841 suspeitas. No que se refere aos óbitos, o município já registou 31 confirmações, sendo que o Departamento de Epidemiologia informou, ainda, a ocorrência de mais dois óbitos confirmados para covid-19, que aconteceram nos dias 20 e 21. Os pacientes têm idades entre 75 e 77 anos, sendo do sexo feminino e masculino, respectivamente. No dia 22, outro óbito foi confirmado para covid-19, desta vez, um paciente de 68 anos do sexo masculino.

Também há quatro mortes suspeitas que seguem em investigação na cidade. A boa notícia é que 801 pessoas já se recuperaram da doença na cidade.

Assim como tem acontecido em toda a região, os dados municipais ainda divergem do levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que aponta para 1.204 casos confirmados e 22 mortes causadas pela covid-19 em Araguari.

O crescimento acelerado nos últimos dias pode ser visto em toda a região do Triângulo Mineiro. A cidade que se destaca no maior número de casos é Uberlândia, com 11.103 diagnósticos positivos e 179 óbitos, mesmo assim, a cidade ainda está em segundo na lista dos municípios que possuem mais casos no Estado. A primeira da lista é Belo Horizonte, que já registrou 14.634 casos da doença e 417 mortes. Em todo Estado são 102.568 pacientes com o novo coronavírus e outras 24.090 estão em acompanhamento, que são aqueles casos que não evoluíram para óbito, cuja condição clinica permanece sendo acompanhada ou aguarda a atualização pelos municípios. Quanto às mortes, o estado contabiliza 2.238 causadas pelo coronavírus.

 

Recuperados

O Brasil registrou 1.465.970 pessoas recuperadas de covid-19. O número de pessoas curadas é superior à quantidade de casos ativos (612.197), que são pacientes que estão em acompanhamento médico. O registro de pessoas curadas já representa mais da metade do total de casos acumulados (67,9%). Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: