Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Araguari segue na onda amarela do plano Minas Consciente

sex, 28 de agosto de 2020 14:03

Da Redação

Novas deliberações foram feitas pelo Comitê Extraordinário Covid-19 durante reunião promovida na última quarta-feira, 26. Após apresentarem índices controlados de contaminação por coronavírus e ocupação de leitos, as cidades que compõem a macrorregião Triângulo Norte continuam na onda amarela do plano Minas Consciente. Araguari está entre elas e, com a decisão, permanece liberado o funcionamento das atividades comerciais como a bares e restaurantes com consumo no local, além de autoescolas, salões de beleza, lojas de roupas e outros estabelecimentos.

O comércio continua aberto na cidade, mas a população deve manter aos cuidados para evitar novas contaminações

O comércio continua aberto na cidade, mas a população deve manter aos cuidados para evitar novas contaminações

Diante disso, tanto a Secretaria Municipal de Saúde quando os representantes de entidades alusivas à rede comercial, pedem a conscientização dos araguarinos para que os critérios de segurança sejam cumpridos, como o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social. Também devem ser observados os horários de funcionamento para as atividades econômicas não essenciais. “Toda semana está sendo realizada uma reunião para verificar os dados dos municípios e confirmamos que Araguari continua na onda amarela. Porém, precisamos manter nossa atenção redobrada para não sermos pegos de surpresa com o regresso à onda vermelho e as restrições nas atividades comerciais. Peço a todos que continuem respeitando rigorosamente os protocolos sanitários estabelecidos pelo governo,” salientou o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Araguari), Pedro Luiz Souza.

O pedido leva em consideração às notificações que continuam aumentando na cidade. O boletim municipal aponta para 2.255 diagnósticos positivos e 1.057 suspeitas. Outras 61 mortes foram causadas pela covid-19, sendo que três estão sob investigação. As internações também têm aumentado na cidade. O informativo ressalta 95% de ocupação em leitos de UTI, tendo 19 pessoas internadas e 15 em leitos de enfermaria. A reportagem também está acompanhando diariamente os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) que destaca o registro positivo de 2.201 casos em Araguari e 434 pacientes em acompanhamento.

O levantamento estadual ressalta ainda o registro de 65 mortes causadas pela doença. A decisão de manter a macrorregião na onda amarela foi tomada após um estudo, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, que avalia os índices de contaminação da doença, os óbitos e a disponibilidade de leitos aos pacientes. Durante a reunião, também ficou decidido que as 200 cidades que compõem as macrorregiões de Saúde Centro também poderão avançar para a onda amarela.

A região Nordeste é a única que segue na onda vermelha – com abertura apenas de serviços essenciais, é também a que tem menor adesão ao plano Minas Consciente, demonstrando a importância dos protocolos. As referidas mudanças passam a valer a partir desta sexta-feira, 28. Em entrevista, o vice-governador do Estado Paulo Brant, que comandou a reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, ressaltou que tais decisões foram tomadas de forma criteriosa e colocando a preservação de vidas em primeiro lugar. “Os avanços são importantes, na medida em que todas as regiões de Minas, com exceção da Nordeste, estão agora na onda amarela. Isso se deu a partir de critérios técnicos, basicamente considerando o número de leitos da rede privada. É uma medida cuidadosa e, obviamente, qualquer avanço está sujeito a ser reavaliado”, destacou.

 

Dados Estaduais

Minas Gerais alcançou 205.942 casos confirmados e 5.049 mortes pelo novo coronavírus, segundo dados da SES-MG, que apontam o registro de 3.969 e 101 mortes nas últimas 24h. Ao todo 169.967 pessoas já se recuperaram da doença e 30.926 estão em acompanhamento. Já são 835 municípios mineiros com registros da doença e em 497 há mortes. Belo Horizonte é a cidade com mais registros, são 31.391 infectados e 912 mortos. Uberlândia, aparece em segundo na lista com 18.490 casos confirmados e 362 mortes.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: