Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Araguari estabelece novas medidas de flexibilização do comércio

sex, 17 de julho de 2020 01:37

Da Redação

Os casos confirmados do novo coronavírus em Araguari não sofreram alterações no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O documento divulgado na manhã desta quinta-feira, 16, aponta a mesma quantidade de diagnósticos positivos da última quarta-feira – 944 confirmações e 20 mortes causadas pela doença. Em contrapartida, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os dados aumentaram, contabilizando 1.062 pacientes com a covid-19 e 607 suspeitas.

Durante reunião, foi discutida a abertura de atividades comerciais em Araguari

Durante reunião, foi discutida a abertura de atividades comerciais em Araguari

 

O número de óbitos confirmados não teve alterações, sendo 23 mortes e o número de mortes suspeitas aumentou para oito, em decorrência de mais um óbito suspeito para covid-19, registrado na última quarta-feira, 15. O paciente, do sexo masculino, tinha 79 anos de idade. Além disso, o número de pessoas internadas sofreu redução e passou para 28 pacientes em leitos de UTI e enfermaria.

O novo protocolo prevê a autorização do uso de medicamentos como a hidroxicloroquina, azitromicina e oseltamivir

O novo protocolo prevê a autorização do uso de medicamentos como a hidroxicloroquina, azitromicina e oseltamivir

Devido ao cenário de pandemia e seus reflexos na saúde pública, o município também criou um novo protocolo de atendimento e manejo de pacientes diagnosticados com a covid-19. Assim como em outros municípios da região, Araguari também viu a necessidade de estabelecer as medidas de atendimento levando em consideração os sintomas e idade dos pacientes. Além disso, as medidas também se estendem às síndromes gripais. De acordo com informações da pasta municipal, através do protocolo são informados desde a notificação até a medicação, além de como proceder na realização de exames, bem como, as orientações sobre o isolamento domiciliar e as medidas de prevenção. No documento consta, ainda, a liberação do uso de medicamentos como a hidroxicloroquina, azitromicina e oseltamivir. É importante ressaltar que a prescrição das referidas substâncias somente será feita após o paciente preencher um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Desta forma, para atender aqueles que optarem por este tratamento, a secretaria informou ainda que os referidos medicamentos estão em processo de compra e, posteriormente, serão fornecidos pela Farmácia Municipal. “Devido a procura, que está muito alta no mercado, ainda encontramos certa dificuldade para a aquisição. Mas volto a ressaltar que não estamos medindo esforços para garantir os leitos, insumos e a medicação necessária para atender aos araguarinos”, afirmou o prefeito Marcos Coelho.

Na tarde de ontem, a reportagem verificou ainda que representantes do Executivo, bem como, da secretaria municipal se reuniram para falar sobre a flexibilização das atividades não essenciais na cidade. Em entrevista, o procurador-geral do município, Leonardo Henrique de Oliveira, ressaltou que um novo decreto municipal irá estabelecer novas medidas, visando o funcionamento do comércio a partir da próxima segunda-feira, 20.

“O município não aderiu ao programa Minas Consciente e continua cumprindo a Deliberação nº 17, do Comitê Extraordinário da Covid-19, que dispõe sobre as medidas emergenciais de restrição a determinados serviços e bens públicos. Assim, durante a reunião, analisamos que não estaremos infringindo a deliberação se ocorrer a venda de produtos nas portas de estabelecimentos, desde que de forma organizada e sem permitir a entrada de pessoas nos estabelecimentos. Sendo assim, os comerciantes devem ficar responsáveis pela organização de filas, para evitar a aglomeração, além de seguir o plano de contingência que foi apresentado à secretaria de Saúde”, explicou.

Conforme ressaltou, tais serviços poderão funcionar no período das 9 às 20h, apenas de segunda a sexta feira. Os demais serviços essenciais continuam em funcionamento normal. Cabe ressaltar que, permanecem vedadas as atividades expressamente proibidas na liberação nº 17, do Comitê Extraordinário da Covid-19, como por exemplo, bares, restaurantes e academias. “Ficou decidido também que, caso haja alguma mudança no quadro epidemiológico municipal, poderá ser revista esta decisão ou caso o município faça a adesão ao programa Minas Consciente, que prevê outras medidas restritivas”, completou.

 

Cenário estadual

 

Minas Gerais registrou a marca de 1.834 mortes e 84.470 casos confirmados de coronavírus. Ao todo foram 82 óbitos e 2.460 novos casos em 24 horas. Segundo o informativo da secretaria estadual, há ainda 24.7096 em acompanhamento e 57.930 pessoas se recuperaram da doença. Uberlândia tem o segundo maior número de casos confirmados da doença no estado, sendo 9.535 casos confirmados e 152 mortes. O informativo mostra ainda que em 767 municípios já registraram casos confirmados de coronavírus e 325 municípios registram óbito pela doença. A taxa de letalidade é de 2,2%.

1 Comentário

  1. José luiz disse:

    Imagine fila em porta de loja.. o cliente não pode entrar.. retiraram dele o direito de livre escolha.. quem deve escolher.. é o atendente.. absurdo… e se for experimentar o artigo.. seja feito na calçada.. absurdo.. enquanto isso.. acesso a bancos e supermercado.. pode. Quem definiu essas regras.. e quem assinou.. concordando e deliberado.. dak pessoas sem qualquer SABEDORIA

Deixe seu comentário: