Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Araguari aponta 50 óbitos confirmados para o novo coronavírus

ter, 11 de agosto de 2020 02:00

Da Redação

Durante o final de semana foi observado um intenso movimento nas ruas de Araguari, devido à adesão do município ao plano estadual Minas Consciente, o que resultou na liberação de várias atividades comerciais. A situação motivou os araguarinos a fazerem suas compras em comemoração ao Dia dos Pais.

Mesmo após a data comemorativa, a movimentação continua. Logo pela manhã, nesta segunda-feira, 10, bastou dar uma volta pela cidade para ver grande número de pessoas em praças, bares, lanchonetes e restaurantes.

Após a autorização de abertura do comercio, araguarinos foram às compras.

Após a autorização de abertura do comercio, araguarinos foram às compras.

 

Diante disso, a Secretaria de Saúde pede a conscientização dos araguarinos, visto que o perfil epidemiológico municipal continua apresentando números altos no que se refere aos casos positivos e às mortes causadas pela covid-19. O boletim desta segunda-feira, 10, por exemplo, mostra que o município já registrou 1.686 casos da doença registrados desde o início da pandemia. Além disso, há 1.087 suspeitas e 29 internações, sendo 18 em leitos de UTI e 11 em enfermaria.

Apesar do número de recuperados estar aumentando (1.328), a tendência de crescimentos dos óbitos é um alerta: a reportagem foi informada da ocorrência de mais um óbito positivo, referente a um paciente de 72 anos que residia em Amanhece. Assim, Araguari chega à marca de 50 mortes confirmadas para o novo coronavírus e outras três seguem em investigação. Em contrapartida, os dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam 1.670 confirmações e 301 pacientes em acompanhamento.

O número de mortes registrado pela SES-MG já ultrapassa os dados municipais: são 52 óbitos confirmados. Sobre isso, a Secretaria Municipal de Saúde explicou que, devido ao novo sistema de registros que está sendo utilizado pelo estado, os dados alusivos aos óbitos serão atualizados pelo boletim estadual com mais celeridade, porém, todas as informações municipais também serão atualizadas e informadas à população com rapidez, por meio de seus canais oficiais.

Além disso, a pasta chama a atenção para a continuidade das medidas preventivas, que visam evitar novas contaminações. Cabe ressaltar que, se a doença avançar nas próximas semanas o município poderá ser obrigado a retroceder no plano Minas Consciente. “Sendo assim, empregadores, trabalhadores e munícipes precisam estar atentos às orientações relativas a higienização, proteção e uso de máscaras, distanciamento e isolamento, conforme o protocolo do Minas Consciente, estabelecido pelo estado”, prevê o decreto municipal.

Situação parecida está acontecendo em Uberlândia, que aderiu às novas regras do plano na manhã desta segunda-feira, 10. No entanto, a administração municipal decidiu estabelecer horários diferenciados para o funcionamento do comércio. Para o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, a medida visa manter a segurança da população nos centros comerciais do município, assim, dentre as novas deliberações está o horário de funcionamento de lojas e praças de alimentação localizadas em shoppings, galerias, condomínios comerciais e congêneres, que podem funcionar das 12h às 20h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, as vendas devem ser feitas exclusivamente como delivery, drive-thru ou e-commerce. As atividades também são proibidas aos domingos e feriados. Demais estabelecimentos poderão realizar o atendimento presencial, em mesas, todos os dias, das 11h às 15h (almoço), e das 19h às 22h (jantar). Fica permitido também o funcionamento para atendimento remoto com entrega por meio de delivery, drive-thru e take away, sem restrição de dias e horários. Para verificar o cumprimento das regras de funcionamento, as equipes da prefeitura continuam fiscalizando os estabelecimentos, assim como tem acontecido em Araguari.

 

Cenário Estadual

O estado já contabiliza 155.075 casos confirmados de covid-19 e outros 29.000 estão em acompanhamento. No total, foram 1.148 novos registros positivos para a doença nas últimas 24 horas e 60 óbitos confirmados, totalizando 3.597. O relatório estadual mostra, ainda, que 29 mil pessoas estão em acompanhamento e 122.478 pessoas já se recuperam da doença. Além disso, 16.603 pacientes estão internados em hospitais da rede pública e privada, sendo que a taxa de letalidade da doença é de 2,1%. Apenas 33 dos 853 municípios mineiros não registraram casos de covid-19. Isso significa que a doença já foi registrada em 96% das cidades do Estado.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: