Sábado, 20 de Julho de 2024 Fazer o Login

Mesmo enfrentando dificuldades, secretária de Trabalho e Ação Social faz balanço positivo de 2013

sex, 24 de janeiro de 2014 00:30
A secretária Mirna Mares Valente acredita em resultados ainda mais positivos em 2014. Foto: Gazeta do Triângulo

A secretária Mirna Mares Valente acredita em resultados ainda mais positivos em 2014. Foto: Gazeta do Triângulo

ADRIANO SOUZA – Atendendo convite da secretária Mirna Mares Machado Valente, a reportagem da Gazeta do Triângulo esteve na sede da secretaria de Trabalho e Ação Social, onde foram apresentadas algumas das principais atividades da pasta durante o ano de 2013. Com passagens em administração anteriores e resultados positivos, Mirna Valente assumiu em primeiro de janeiro de 2013, atendendo pedido do prefeito Raul Belém (PP).

Antes de assumir a pasta, Mirna Valente procurou se inteirar do andamento dos projetos e ações da secretaria ainda em dezembro de 2012, iniciando um cronograma de trabalho. Assim que chegou, promoveu uma reunião com todos os servidores objetivando conhecer cada um, e principalmente, suas atividades e pendências além das urgências que foram apontadas em um questionário elaborado e distribuído para cada um dos colaboradores.

Em seguida a secretária promoveu reuniões com outros colegas como o de Planejamento, discutindo projetos de trabalho do Plano Técnico Social do residencial Portal de Fátima entre outros assuntos de cunho social.

Também durante 2013, reuniões e encontros aconteceram com as equipes do Conselho Tutelar e o Atendimento ao Migrante, realizando os procedimentos de triagem e amparo até a identificação de familiares.

A secretaria tratou ainda de temas importantes como: discussão e avaliação do projeto Técnico Social do Portal de Fátima; Relatório de Diagnóstico da Demanda por Equipamentos e Serviços Públicos e Urbanos do Residencial Padre Nilo e a solicitação do diagnóstico por demanda, referente ao Portal de Fátima.

A secretária lembrou ainda das atividades intensas com os colaboradores dos CRAS – I, II,III e IV, definindo ações a serem desenvolvidas aos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social, promovendo cursos para gestantes e a entrega de enxovais entre outros benefícios para pessoas carentes.

Através do PRONATEC, foram realizados cursos para confeiteiro, costureiro industrial, eletricista industrial, soldador, padeiro, entre outros; mais de cinquenta opções, tudo através do CGER.

As ações do CEPER antigo SINE, também foram lembradas pela secretária através da prestação do serviço de seguro desemprego; captação de vagas; emissão de Carteira de Trabalho; qualificação e requalificação profissional.

Temas com objetivo de fortalecer as ações implantadas pela Política de Assistência Social no contexto da Proteção Social Especial, também receberam atenção necessária através de reuniões com as equipes técnicas do CREAS, além de diversas reuniões e palestras proferidas pela secretária em diversas entidades de classe do município.

“É importante lembrar que apesar das dificuldades enfrentadas no decorrer de 2013, muitas foram superados graças ao empenho de cada colaborador da secretaria”, comentou Mirna Valente que destacou ainda o sucesso do curso realizado para mototaxistas e similares, e o resultado positivo do Centro de Convivência do Idoso, onde eles praticam seus exercícios, oficinas, estimulação e fortalecimento de laços das relações interpessoais.

“Foram inúmeras ações realizadas em 2013, e estamos dando sequência este ano, sempre buscando oferecer o atendimento e assistência para os munícipes uma vez que além de ser o nosso objetivo, é também acima de tudo, a vontade do prefeito Raul Belém em servir a comunidade”, finalizou a secretária.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: