Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Médicos orientam população em relação ao Acidente Vascular Cerebral

qui, 22 de outubro de 2015 08:45

Da Redação

Semana de Combate ao AVC tem início no próximo domingo, 25

O Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), comemorado em 29 de outubro, tem o objetivo de informar a população sobre a doença, que é a principal causa de morte e incapacitação em todo o mundo. Em Araguari, a partir do dia 25, será promovida a Semana Mundial de Combate ao AVC, que contará com diversas ações.

Acidentes Vasculares Cerebrais podem ser evitados com a prevenção correta

Acidentes Vasculares Cerebrais podem ser evitados com a prevenção correta

De acordo com o neurologista, Luciano Mazão Leite, o AVC é uma doença neurológica, causada por um ataque súbito, quando há o entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro. “Essa doença, popularmente conhecida como derrame, é a que mais mata e mais incapacita pessoas em todo o mundo. Ela pode ocorrer em qualquer faixa etária, desde crianças a idosos”.

O profissional comenta que a taxa de mortalidade da doença é alta. “Aproximadamente 30 milhões de pessoas em todo o mundo tiveram um AVC, ou seja, acontece com muita frequência. Atendi muitas pessoas em Araguari que passaram por essa situação, porém, existem casos em que os pacientes conseguem se recuperar e voltam normalmente ao trabalho”.

Segundo o médico, é possível evitar a doença controlando os fatores de risco. “É necessário controlar a pressão arterial, glicose, colesterol, praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação saudável, controlar o peso e gordura abdominal, dentre outros”.

O neurologista afirma que existem sinais que facilitam a identificação da doença. “Geralmente, ela pode causar fraqueza no braço ou perna de um dos lados do corpo, boca torta, dificuldade na fala, dormência, perda súbita da visão em um ou nos dois olhos e dor de cabeça intensa e persistente sem causa aparente”.

Caso uma pessoa apresente os sintomas de um AVC, o médico afirma que é necessário o socorro imediato. “Por enquanto ainda não temos o SAMU, mas é preciso encaminhar o paciente ao atendimento médico o mais rápido possível, pois quanto mais tempo perdido, pior se torna a situação”.

Luciano Mazão ressalta que não deve haver a automedicação. “É necessário que os profissionais identifiquem o problema, pois a taxa de mortalidade é alta. Por isso é necessária a conscientização da população em relação à doença. Elas precisam ser alertadas de que, caso o paciente seja tratado a tempo, poderá diminuir as sequelas”.

Em Araguari, o tratamento mais moderno para a doença ainda não está disponível. “É um tratamento que deve ser utilizado nas primeiras quatro horas de sintomas, em caso de um AVC isquêmico, ou seja, de entupimento das veias. Ele não pode ser utilizado em um AVC hemorrágico, quando há o rompimento da veia. O tratamento chama-se trombolise e trata-se de uma medicação injetável, que age na área afetada, diminuindo as sequelas”.

A partir do próximo domingo, 25, terá início a Semana de Combate ao AVC, que contará com shows, pedágios e divulgação em rádios e jornais. “Começaremos a campanha durante o show da Mega Mais, que acontecerá no Parque de Exposições Rondom Pacheco, onde informaremos a população sobre a doença. Durante a semana, estaremos realizando pedágios e visitaremos escolas do município, para alertar a população. A programação completa será divulgada na sexta-feira, 23. Nosso enfoque é a prevenção e o cuidado com os fatores de risco, para que o AVC não ocorra”. Mais informações sobre a doença podem ser obtidas no site www.redebrasilavc.org.br.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: