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Direito e Justiça

qui, 6 de junho de 2019 05:03

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Cantinho de Leitura do Rodrigo – II:

O Cantinho de Leitura do Rodrigo = II (Rodrigo Cardoso Fernal) segue os passos e o exemplo do Cantinho de Leitura do Rodrigo = I, criado no ano de 2017 e localizado na sala de aula dos alunos do 5º ano da Escola Estadual Padre Elói, em Araguari – MG. Tem como idealizadora; tutora e responsável direta daquele espaço a respectiva Professora Sandra Maria Pereira da Costa. 

Agora, partimos para a criação e a instalação do Cantinho de Leitura do Rodrigo – II, situado na Escola Estadual Anita Ramos, na Cidade de Douradoquara – MG e que tem como tutora e responsável a Diretora Professora Valquíria de Aguiar Mendonça e como sua grande incentivadora a Professora aposentada Regina Maria Ramos da Silva.

Por meio da doação de livros infanto-juvenis, revistas instrutivas, gibis e acessórios (como globo terrestre e atlas geográfico e do corpo humano), material advindo do patrocinador e objetivando a preservação da memória do seu inspirador, os Cantinhos de Leitura do Rodrigo têm como finalidade precípua a de despertar, incentivar e manter o interesse das crianças e pré-adolescentes, especialmente na faixa etária de 5 / 12 anos de idade, pela leitura e desenvolvimento da linguagem correta, escrita e falada, da Língua Portuguesa, permitindo-se ainda aos usuários assumir a responsabilidade direta e pessoal pela conservação intacta de todo o acervo, bem como aos professores o acesso rápido a um material didático de excelente qualidade e conteúdo, conquistando  sempre o interesse permanente dos “estudantes estudiosos”.

 

  • Local:  Escola Estadual Anita Ramos.                                                                        (travessa José Bonifácio, 200, Douradoquara – MG)
  • Data: 4.6.2019, terça-feira

 

  • Diretora: Valquíria de Aguiar Mendonça.
  • Patrocinador: Rogério Fernal. 
  • Inspirador:  Rodrigo Cardoso Fernal.

                                    (*30.05.1984 – +10.09.2009).

Livros infanto-juvenis:

 

  1. Manual do Escoteiro = Walt Disney;
  2. Manual do Escoteiro = Walt Disney;
  3. Manual do Tio Patinhas = Walt Disney;
  4. Manual do Mickey = Walt Disney;
  5. Manual da Vovó Donalda = Walt Disney;
  6. Manual do Peninha = Walt Disney;
  7. Manual do Gastão = Walt Disney;
  8. Manual do Pardal = Walt Disney;
  9. Manual da Maga & Min = Walt Disney;

10. Autorama = Walt Disney;

11. Magirama = Walt Disney;

12.Branca de Neve e os Sete Anões (princesa) = Walt Disney;

13. A Bela e a Fera (princesa) = Walt Disney;

14. Cinderela (princesa) = Walt Disney;

15. Alice no País das Maravilhas = Walt Disney;

16. Procurando Nemo = Walt Disney;

17. O Rei Leão = Walt Disney;

18. Fábulas de Esopo

19. O Patinho Feio (Clássicos Ilustrados) = Maurício de Sousa;

20. O Pastorinho Mentiroso (Fábulas Ilustradas) = Maurício de Sousa;

21. João e o Pé de Feijão (Clássicos Para Sempre) = Maurício de Sousa;

22. Alice no País das Maravilhas (Clássicos Para Sempre) = Maurício de Sousa;

23. Pinóquio (Clássicos Para Sempre) = Maurício de Sousa;

24. O Livro da Selva (Mogli, o Menino-Lobo) = Coleção Era Uma Vez;

25. O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint Exupéry) = Maurício de Sousa;

26. O Pequeno Príncipe (Com Aquarelas do Autor) = Antoine de Saint Exupéry;

27. O Retorno do Jovem Príncipe = A. G. Roemmers;

28. Outro Lar – Uma Viagem de Muitos Ensinamentos = Maurício de Sousa;

29. Ariel (Princesa) = Walt Disney;

 

 

Livros Diversos e Revistas:

 

30. Bem-Hur – Um Conto Sobre o Cristo = Lew Wallace;

31. Robinson Crusoé = Daniel Defoe;

32. Meu Primeiro Livro de Inglês;

33. ABC da Criançada;

 

 

Revistas (Quadrinhos Diferenciados):

 

 

34. O Triste Fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto / Literatura Brasileira);

35. A Bela e a Fera (Walt Disney / A História do Filme em Quadrinhos);

36. Turma da Mônica – Clássicos do Cinema / O Galodiador (nº 62);

37. Recreio – Authentic Games / Contra Authentic Robô;

38. Recreio – Unidos Pelo Tempo (nº 902);

39. Saiba Mais Sobre as Eleições – Com a Turma da Mônica (nº 112);

40. Saiba Mais Sobre as Aves – Com a Turma da Mônica (nº 113);

41. Saiba Mais Sobre as Civilizações da Antiguidade (nº 14);

 

            Gibis (Quadrinhos Escolhidos):

 

42. Magali (Fábulas – Capa Dura);

43. Os Estudantes = Disney Especial;

44. Os Mascotes = Disney Especial;

45. Mônica = Maurício de Sousa (nº 33);

46. Mônica = Maurício de Sousa (nº 42);

47. Mônica = Maurício de Sousa (nº 48);

48. Turma da Mônica = Maurício de Sousa (nº 39);

49. Turma da Mônica = Maurício de Sousa (nº 43);

50. Cebolinha = Maurício de Sousa (nº 33);

51. Cebolinha = Maurício de Sousa (nº 39);

52. Cebolinha = Maurício de Sousa (nº 42);

53. Almanaque Temático Chico Bento (Lendas e Folclore) = Maurício de Sousa;

54. Chico Bento = Maurício de Sousa (nº 39);

55. Chico Bento = Maurício de Sousa (nº 42);

56. Cascão = Maurício de Sousa (nº 40);

57. Cascão = Maurício de Sousa (nº 41);

 

 

Acessórios:

 

 

58.Um globo terrestre (tamanho grande);

59. Atlas Escolar Geográfico (Inclui Mapa Gigante: 76 x 52 cm);

60. Atlas Ilustrado do Corpo Humano;

61. Guia Aprenda Tabuada;

62.Técnica de Memorização – Segredos da Mente.

 

A PENA DE MORTE:

(Reiterando e relembrando = DJ de 31.10.2007)

Deveria haver pena de morte no Brasil?

Pesquisa mostra que população do país está dividida meio a meio sobre o tema.

Basta acontecer um crime hediondo na TV para essa polêmica voltar a pipocar por aí. A pena de morte é um tema que divide o país ao meio. Uma pesquisa do Instituto Datafolha, feita em maio deste ano, logo após os ataques do PCC em São Paulo, indicou que 49% das pessoas são a favor e 45% contra a morte como punição para certos criminosos. Como a margem de erro da pesquisa era de 2%, deu praticamente um empate.

A pena de morte só é permitida no Brasil para crimes militares em períodos de guerra —  como traição ou espionagem  —  e não há previsão para o Congresso mudar essa lei.

Pelo mundo afora, porém, ela corre solta: no ano de 2.004, foram executadas 3.797 pessoas em 25 países. Nos Estados Unidos, esse tipo de punição existe: o número de condenados à morte baixou de 300 casos em 1.998 para 49 em 2.004. Em países islâmicos, no entanto, o uso da pena de morte está aumentando: o Irã executa em média 230 pessoas por ano, e entre os condenados estão os homossexuais e opositores do islamismo.

O grande campeão mundial da pena de morte é a China, onde 3.400 pessoas —  quase 90% das execuções do mundo  —  foram mortas com um tiro na nunca em 2.004.

ARGUMENTOS CONTRA OU A FAVOR:

 

            1.        SIM!   A pena de morte pode salvar vidas, ao evitar que assassinos matem novamente. Segundo pesquisas americanas, 6% dos presos que saem em condicional voltam para a cadeia por matar novamente.

 

            1.        NÃO! Os países que punem pessoas com a morte correm o risco de matar inocentes. Segundo o Centro de Informações de Pena de Morte, dos Estados Unidos, 69 inocentes foram executados nas cadeias americanas desde 1.973.

 

            2.        SIM!   Para os defensores, se a pena de morte sozinha não diminui a criminalidade, sem ela, a quantidade de homicídios seria ainda maior. A punição serviria para fazer o criminoso “pensar duas vezes” antes de assassinar alguém, sobretudo quem cometeu assassinato e seria reincidente no crime.

 

            2.        NÃO! A criminalidade não diminuiria apenas com o uso da pena de morte. O Sul dos Estados Unidos, por exemplo, que é responsável por 80% das penas capitais do país, segue com maior número de crimes que o Norte.

            3.        SIM!   A pena de morte não é uma punição que só atinge os mais pobres. Enquanto 74% de todos os criminosos do estado americano da Geórgia são pobres, apenas 38% dos condenados à morte são das classes sociais mais baixas.

 

            3.        NÃO! A pena de morte retira o direito humano de se arrepender e se reabilitar na sociedade. Você não pode ensinar a não matar, matando pessoas.

 

            4.        SIM!   O cristianismo tem “não matar” como mandamento, mas não há na Bíblia proibição contra a pena de morte imposta pelo Estado. No Antigo Testamento, até mesmo Deus praticou a “pena de morte”.

 

            4.        NÃO! Executar presos é um ato premeditado e cruel, assim como assassinatos comuns e desrespeita o valor sagrado da vida humana. Todos têm direito ao perdão: não se podem violar os direitos humanos em nome da Justiça.

 

            5.        SIM!   A execução feita dentro da lei respeita os direitos humanos e não pode ser comparada com um assassinato comum, assim como prender alguém não equivale a um sequestro.

            5.        NÃO! A pena de morte, se fosse aplicada no Brasil, puniria apenas negros e pobres que matam ricos e não conseguem bons advogados. Na Califórnia, quem mata uma pessoa branca tem três vezes mais possibilidade de ir para a cadeira elétrica do que quem assassina negros.

 

            FONTE:                     MUNDO ESTRANHO (Revista); Edição 54.

Agosto / 2.006, Editora Abril, pág. 33.

www.mundoestranho.com.br

 

CONSTITUIÇÃO FEDERAL:

Art. 5º – …………………………………………………………………………………………….

XLVII –            não haverá penas:

a)                                        de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do artigo 84, XIX;

 

b)                                        de caráter perpétuo;

 

c)                                         de trabalhos forçados;

 

d)                                        de banimento;

 

e)                                        cruéis.

 

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