Dando sequência a série de entrevistas dos eleitos no último dia 6 de outubro, hoje nosso entrevistado é o jovem Guilherme Santana.
qua, 16 de outubro de 2024 10:00Da Redação
1 – Primeiramente quem é Guilherme Santana? Conte-nos um pouco de você antes de ingressar na vida pública.
Sou um jovem professor, pesquisador, sonhador e apaixonado por Araguari. Filho de Reginado e Cristina, neto do saudoso Juca e Sônia, dos saudosos Nicácio e Lindalva Santana e bisneto do saudoso Jorge da Areia e da querida Maria Abadia, sou nascido e criado na região do bairro do Bosque, o que de antemão explica minha paixão imensurável pelo parque. Sou formado em Geografia pela UFU, onde também concluí meu mestrado e entendi a importância do planejamento urbano, gestão ambiental, psicologia da educação, dentre outras matérias que tive a oportunidade de ter durante a Universidade. Minha família me ensinou desde cedo a ter valores e a acreditar em uma cidade cada vez mais desenvolvida. Meu avô Mauro, mais conhecido como Juca, me inseriu desde jovem nos Vicentinos, onde aprendi o poder da caridade e humildade como transformação da minha própria vida e da vida do próximo.
2 – Você foi o 5º vereador mais bem votado. Você esperava essa quantidade de votos? Como foi receber a notícia de que você estava eleito?
Os 1.721 votos vieram com grande surpresa! Foram votos de carinho, confiança, determinação e principalmente de esperança. Os votos simbolizam o desejo de uma juventude atuante e que luta pelo nosso município. Os votos também simbolizam as pessoas que acreditam na educação como eu, e lutam pelo desenvolvimento sustentável. Eu e meus apoiadores ficamos muito felizes e também com uma grande responsabilidade, pois foi depositada em mim a confiança e o pensamento de uma cidade cada vez mais desenvolvida. Irei trabalhar muito para corresponder a grande votação que obtive.
3 – O que os araguarinos podem esperar da sua vereança? Você já tem algum projeto em mente que irá levar à Câmara?
Uma vereança cuja a participação de cada araguarino será extremamente importante, aberta a ouvir as demandas da população, as alegrias e as dores que cada araguarino carrega, além do desejo de mudança e de análise de cada ponto que pode ser melhorado em nossa querida Araguari. Já tenho alguns projetos voltados para a educação, como, a expansão das AEE’s e criação de um projeto de Lei que incentiva o intercâmbio dos alunos da rede pública. Para a Saúde, tenho um projeto de Lei para realizar um estudo para a ampliação de Unidades de Pronto Atendimento Pediátrico. Para o Meio Ambiente, a criação do código ambiental municipal e expansão de áreas verdes, além do apoio técnico e científico para captação de água para Araguari. Quero deixar minha marca registrada na Câmara, como uma gestão técnica com projetos de Leis em prol da população e que também tenham uma saúde financeira e fiscal, beneficiando diretamente a comunidade.
4 – Seu trabalho nos últimos anos, principalmente como secretário foi focado na proteção do meio ambiente. Como vereador você continuará lutando por essa causa? Alguma outra causa que também fará parte da sua atuação?
Sem dúvida! A proteção do meio ambiente, acreditar na sustentabilidade, propor uma gestão correta de resíduos sólidos, de recursos hídricos, das áreas verdes do município, sempre farão parte da nossa bandeira. Quero ampliar todo o trabalho que realizei em conjunto com o prefeito Renato Carvalho, criando Leis, propondo projetos e indo em busca de recursos para que o nosso meio ambiente seja cada vez mais protegido. Lutarei também pela juventude, que não está somente na idade, mas também na alma. Uma juventude que acredita na boa política.
5 – Como você enxerga a colaboração entre o Legislativo e o Executivo?
Acredito que a colaboração dentro do limite constitucional de cada poder, é fundamental para uma cidade em desenvolvimento, como também para o bem-estar e qualidade de vida de seu povo. Espero como vereador,
dialogar bem com o executivo e passar diversas demandas que Araguari necessita. Com um bom diálogo só quem tem a ganhar é a população.
6 – Percebemos que você utilizou muito suas redes sociais para se comunicar com seus eleitores. Você continuará mantendo essa conexão direta com seus eleitores? Algum outro projeto de comunicação em mente?
Como Geógrafo estudamos muito a Terceira Revolução Industrial, chamada de Revolução Técnico-Cientifico-Informacional. O informacional está nesses novos fluxos e redes de comunicação. Hoje o uso das redes sociais foi fundamental não somente para a campanha eleitoral, mas também na nossa comunicação no geral. Pretendo continuar com esse contato direto com cada eleitor, respondendo com carinho e atenção de maneira rápida e eficiente.
7- Como seu trabalho à frente da secretaria de Meio Ambiente irá te auxiliar em seu mandato?
Sempre falo que Deus tem o caminho preparado para cada um de nós. Há quatro anos, me candidatei a vereador por Araguari. Na época ainda cursava o mestrado e comecei aí a trilhar meu caminho pela política. Tive 619 votos e fui um dos candidatos mais jovens da história da nossa cidade, me tornado primeiro suplente. Senti um mix de emoções. Ao mesmo tempo que tinha gratidão, pensava que poderia ter tido mais votos. Logo após esse momento assumi a secretaria de Meio Ambiente e reforcei que realmente Deus tem tudo preparado. Na secretaria pude colocar em prática minhas várias vivências teóricas de como as políticas públicas podem mudar a vida de cada cidadão. Entendi como ser um gestor técnico científico e a respeitar o servidor público, ganhando um arcabouço administrativo e técnico. Gerir a secretaria de Meio Ambiente me proporcionou um grande aprendizado como gestor público e lá conheci pessoas e acreditei no poder público como agente transformador na vida das pessoas. Aproveito o momento e deixo um grande abraço para cada servidor da secretaria.
8 – Gostaria de deixar uma mensagem para a população da cidade de Araguari?
Cidadão araguarino, meu muito obrigado pela confiança e carinho depositado em mim, no dia 6 de outubro. Vocês acreditaram que a juventude tem voz e que acredita em um município cada vez melhor. Vocês acreditaram na técnica e no conhecimento científico para ser aplicado na Câmara Municipal. Acreditaram em um jovem que acredita na Educação e no Meio Ambiente. Agradeço os 1.721 votos. O nosso gabinete sempre estará aberto para ideias e críticas. A cada dia que passa eu tenho a dimensão da grande responsabilidade que será representar cada um de vocês. Vamos juntos nessa caminhada. Novamente, meu muito obrigado!
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Mês da Consciência Negra: prefeitura organiza várias ações para celebrar a luta e cultura negra sex, 8 de novembro de 2024
- Meningite: casos confirmados e ações de prevenção com quimioprofilaxia sex, 8 de novembro de 2024
- Batalhão Mauá: capacitando profissionais e impulsionando a construção de infraestrutura no Brasil sex, 8 de novembro de 2024
- Campanha da PMMG alerta população mineira sobre golpes pela internet sex, 8 de novembro de 2024
- BR-365 passa a ter reajuste nas tarifas das praças de pedágio a partir de 14 de novembro sex, 8 de novembro de 2024
- Araguari segue recebendo grande quantidade de chuva sex, 8 de novembro de 2024
- Melhores do Interbairros 2024 serão premiados hoje pela Liga Araguarina de Futebol qui, 7 de novembro de 2024
- Amanhece e América fizeram um jogão de bola no Peixotão no último domingo qui, 7 de novembro de 2024
- Chuvas melhora as condições dos gramados dos campos usados no amador qui, 7 de novembro de 2024
- Ações de segurança são desenvolvidas pela SETTRANS em blitze educativas qui, 7 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Uma coisa boa também é copiar os USA fazendo uma lei para áreas verdes próximas aos condomínios para sugar as águas das chuvas, inglês para os menininhos a partir do 1º ano para aprender a ler rótulos e noções de inglês, bolsa para alguma criança com talento para aulas de balé, capitação de água do Rio Araguari, conversar com os pais para colocar os adolescentes para empregos no menor aprendiz após as aulas da manhã para não ficarem nas ruas. Saúde já é uma coisa complicada pois depende de uma boa alimentação longe de bebidas e cigarros.
Eu tenho uma vaga lembrança porque nos já construímos casa e meu irmão estudou com um menino que era filho do Jorge.