Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Direito e Justiça (09/12)

qui, 9 de dezembro de 2021 09:43

Pinga-Fogo

Notícias locais:
1 – O prédio do antigo Cine Rex.
O Prefeito Major Renato Carvalho confirmou-me seu interesse na locação ou arrendamento do prédio da Família Lemos, onde funcionou até recentemente o Restaurante do Zezinho. No prédio, vislumbram-se muitas possibilidades de uso de interesse público para o nosso Município. Tomara que dê certo!

2 – O que fazer com um campo de futebol?
Repassei ao Prefeito – por considerar oportuno e relevante – um rumor de que o campo de futebol Sebastião César, contíguo ao Bosque John Kennedy, daria em breve lugar a um conjunto de prédios. Manifestei-lhe o absurdo dessa intenção, pois o bosque já foi uma vez solapado com a poda daquela área, cujo uso deve ter caráter especial e assemelhado à área verde adjacente. Reservo-me o direito – como cidadão – de opor-me a essa pretensão perante o Poder Judiciário. A questão implica ampla discussão!

3 – Carnaval em 2022? Não!
Estejam, ou não, os casos de Covid–19 diminuindo ou sob controle aqui em Araguari, penso que não existem as mínimas condições e clima psicológico para a realização de qualquer tipo de Carnaval em 2022: nos clubes ou nas ruas, quaisquer aglomerações devem ser evitadas. Isso é precaução e não histeria. Já vimos a lambança que decorreu do Carnaval no ano de 2020! Ou já se esqueceram?

4 – A praça é do povo e só ao povo pertence.
Tem gente que não tolera ou não suporta a realização de festividades em uma praça pública, consoante está ocorrendo na Praça Getúlio Vargas. Gente demais, barulho demais, sujeira demais, incidentes demais, tudo caro demais… enfim, acham tudo quanto é defeito… não acho isso: a praça é pública. A virtude está no meios: limitar os decibéis, conforme a legislação estabelece e parar o som por volta das 23h. E vem sendo feito. Então, paciência, pois a praça é do povo e só do povo!
Histeria inútil: a variante ômicron:
• Reiterando DJ de 02.12.2021.

1 – O mundo, mais uma vez, está sendo levado à beira da histeria, e muitos países já estão fechando fronteiras nacionais e punindo de forma irracional e prematura os países da África Austral (do Sul), como se isso fosse uma garantia de isolamento eficaz e total. Não é. A variante ômicron, que é a mais recente cepa mutante do coronavírus, já se faz presente nos cinco continentes. Todavia, já existe mais conhecimento, maior resistência, vacinas suficientes. Bastará que haja menos politização…!

2 – Quem é que deseja manter uma instabilidade como a que já vivenciamos em 2020 e na primeira metade de 2021? Eu quisera saber! A única certeza que me acode é a de que “existe algo de podre no Reino da Dinamarca” (salvo engano foi o Príncipe Hamlet quem disse isso em magistral peça teatral de Shakespeare). Também, se não tiver sido, tanto faz. Quis e quero dizer que há abutres interessados em manter indefinidamente essa bagunça irracional, essa anormalidade estúpida, essa insanidade indecente. Dentre eles destaco a conhecida mídia funerária. Tomem cuidado e sejam espertos…!

3 – A OMS, acertadamente, deliberou nomear as variantes do coronavírus valendo-se das letras do alfabeto grego. Antes dessa medida, utilizavam-se os nomes dos lugares em que primeiro aparecia uma delas. Resultado: aquele lugar ficava estigmatizado. Foram exemplos emblemáticos: Inglaterra, África do Sul, Manaus, Índia. Lastimável…!

4 – O alfabeto grego possui 24 letras: alfa, beta, gama, delta, épsilon (epsilon), zeta, eta teta, iota, kappa (capa), lambda, mi (mu), ni (nu), csi, ômicron, pi, rô, sigma, tau, upsilon (ýpsilon), fi, chi (qui), psi, ômega. Já tivemos as variantes Alfa, Beta, Gama e Delta. Vem aí a variante Omicron que não seguiu a ordem alfabética, por que será…?
Novo nome para o calote:
No Brasil, temos agora um novo nome para calote do governo: “abrir espaço fiscal no orçamento”… Nada mais é do que o já famoso e conhecido “jeitinho brasileiro”. Essas pragas de reeleição e de eleições bianuais estão acabando com o país. Entre outras coisas, é claro. Até quando?

A reversão da “Emenda da Bengala”:
O fraco e combalido Congresso Nacional ensaia aprovar Emenda Constitucional, objetivando reverter aquela desastrada e famigerada “Emenda da Bengala”, que passou a aposentadoria compulsória dos “divinos” da idade de 70 anos para 75 anos. Aquele tiro saiu pela culatra e provou ser um erro crasso. Eles, “os Supremos”, no entanto, parece-me que não querem e, para tanto, pressionam, também pudera…!

A Lei Maria da Penha:
Novas mudanças na Lei Maria da Penha são feitas habitualmente no tranco e de acordo com as “inovações” e “perversidades” perpetradas pelos agressores e matadores de mulheres. Aumento das penas, monitoramento desde o início, iniciativa conferida ao MP, afastamento do lar desde o início e por determinação da autoridade policial. A lei já virou uma colcha de retalhos, mas o que ainda falta é visão de conjunto e previsão de consequências futuras tanto quanto possível. Enfim, é preciso cadeia imediata, trabalho forçado e pena cumprida integralmente. Do jeito que está nada mudará…!

========================================================

Boa, Charlie Chaplin!
Charlie Chaplin morreu aos 88 anos de idade e deixou 4 declarações:
1ª. Nada é eterno neste mundo, nem mesmo nossos problemas;
2ª. Gosto de andar na chuva, para que ninguém veja minhas lágrimas;
3ª. O dia mais desperdiçado da vida é o dia em que não rimos;
4ª. Os seis melhores médicos do mundo:
• sol,
• descanso,
• exercício,
• dieta,
• autoestima,
• amigos.

Se você vir a lua, verá a beleza de Deus,
Se você vir o sol, verá o poder de Deus,
Se você se olhar no espelho, verá a melhor criação de Deus,
Então, acredite!

Somos todos turistas. Deus é o nosso agente de viagens, que já definiu os nossos roteiros, reservas e destinos.
A vida é apenas uma jornada!
Viva o presente.

Em homenagem ao espírito do Natal:
(Mas ao VERDADEIRO espírito do Natal)

Setenta e sete centavos:
Há muitos e muitos anos, quando um sorvete custava muito menos, um menino entrou numa lanchonete e sentou. A garçonete veio atendê-lo.
– Quanto custa um sorvete com calda de chocolate? – Ele perguntou.
– Noventa centavos – respondeu a garçonete.
O menino tirou do bolso a mão cheia de moedas e se pôs a contar cuidadosamente.
– Quanto custa um sorvete simples?
Uma pequena fila à espera de mesa havia se formado e a garçonete já dava sinais de impaciência.
– Setenta centavos – ela disse com maus modos.
O menino contou as moedas de novo.
Vou querer o sorvete simples.

A garçonete trouxe o sorvete. O menino tomou o sorvete, foi ao caixa, pagou e foi embora. Quando ela voltou para limpar a mesa, sentiu um nó na garganta. Ao lado da taça vazia, arrumadinhas, estavam sete moedinhas de um centavo – a gorjeta.

FONTE: VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ Livro II;
Jack Canfield, Mark Victor Hansen e Patty Hansen;
Ediouro Publicações S. A. ; RJ; pág. 61.

Comentário livre:

Se me pedissem para adicionar a esse pequeno apólogo um preceito ou lição de moral, eu diria o seguinte: “É nos pequenos frascos que se encontram as grandes essências”, ou mutatis mutandis “nos pequenos gestos é que poderemos antever o caráter de uma pessoa”…
A generosidade desprendida constata-se e cultiva-se desde criança. E, se isso for feito, irá estender-se por toda a vida, manifestando-se sempre que for possível de forma natural e solícita, de tal modo que haverá de beneficiar muita gente.
Entretanto, se fosse assim tão fácil de encontrar, o mundo estaria melhor do que se encontra hoje. Infelizmente, essa generosidade solidária, precoce e altaneira decorre e depende de muitos fatores: da índole pessoal, do berço familiar, da educação escolar, dos bons exemplos dos pais e dos que rodeiam a criança…
Enfim, você sabe!

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: