Terça-feira, 23 de Julho de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (26/09)

ter, 26 de setembro de 2023 08:10

 

DEUS NOS ACUDA

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) informa que, hoje, 26, a temperatura máxima em Araguari pode chegar aos 38 graus, com sensação térmica de até 40 graus. Deve ser um dos dias mais quentes dos últimos tempos no município. Assim como o ClimaTempo, o CPTEC prevê chuvas para esta semana.

 

REQUISITADA

Foram abertas ontem as inscrições para mais uma edição da Maratoninha Viva Livre, que se tornou tradição em Araguari, reunindo centenas de crianças da cidade e até da região. Bem cedo, era grande o número de pais procurando os organizadores para inscreverem seus filhos. As vagas são limitadas. Os interessados devem procurar a Secretaria Antidrogas, levando um litro de leite e uma peça de roupa. O evento será no próximo dia 21, 15h30, no Parque das Águas.

 

DESAGRADÁVEL

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) continua registrando ocorrências de falsas emergências, os populares trotes, que acabam prejudicando a procura daqueles que realmente precisam de assistência. Alguns casos foram registrados em Araguari nos últimos dias através do 192. Num deles, havia a falsa solicitação de uma pessoa esfaqueada no bairro Novo Horizonte. O trote parece uma brincadeira leve e descontraída para algumas pessoas, mas pode custar a vida de um ser humano ao prejudicar o trabalho dos profissionais do SAMU. Em vez de atender um caso de emergência, eles acabam perdendo tempo em uma falsa ligação de urgência. Quem faz esse tipo de trote pode ser identificado e ter que responder pelo seu ato irresponsável.

 

MERECE UM DEZ

Vereador PC (União) apresentou requerimento para o envio de ofício ao prefeito de Araguari, Renato Carvalho, extensivo às secretarias competentes e Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG), solicitando que as rodovias sob concessão do DER, especialmente nos trechos que passam pelo município, sejam incluídas no Programa Para Redução de Acidentes em Estradas Mineiras, DER Pela Vida, o qual foca na melhoria da sinalização e implantação de dispositivos de segurança viária em diversos pontos da malha mineira. A ação é voltada para a prevenção e redução de acidentes de trânsito nas estradas estaduais, sobretudo com a proximidade do período chuvoso. De fato, estão bem castigadas as estradas estaduais, como a MG-414 e a MG-223.

 

SETEMBRO AMARELO

O primeiro Congresso de Prevenção do Suicídio e Promoção de Saúde Mental, realizado pela prefeitura de Araguari, começou ontem e vai até sexta-feira, 29, no Centro Universitário IMEPAC. Hoje, o evento acontece das 8h às 11h e das 13h30 às 17h; amanhã, das 13h às 17h; quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h; e sexta, das 8h30 às 10h30.

 

TOMARA

A coluna recebeu a informação de que o estádio Sebastião César da Silva (Fluminense FC) passará por melhorias ainda neste ano. A tradicional praça esportiva de Araguari, no bosque municipal, encontra-se em condições lamentáveis. Até mesmo um vereador usou a Tribunal da Câmara Municipal para cobrar providências, alegando que oferece riscos aos pedestres que passam pela calçada do estádio.

 

BOA MEDIDA

Por conta do fortíssimo calor dos últimos dias, a Liga Araguarina de Futebol decidiu reprogramar os jogos do campeonato de veteranos, ao sábado, para as 16 horas. Parabéns ao presidente da entidade, o são-paulino Cleibimar Resende, pois, de fato, a prática esportiva diante desse sol escaldante requer algumas precauções.

 

ALERTA

Minas Gerais registrou um aumento de 16% nas ocorrências de afogamento entre janeiro e setembro de 2023, comparado ao mesmo período de 2022. Os dados foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros. Neste ano, já foram registradas 228 ocorrências de afogamento, sendo que a maioria (118) aconteceu em rios, riachos e córregos. Em segundo lugar, com 91 ocorrências, vem afogamentos em lagos, lagoas e represas. Até este domingo, 24, o mês de setembro já registrou 31 ocorrências, sendo o terceiro mês com maior número de registros. Janeiro registrou 42 e fevereiro 37. Em Araguari, felizmente, não houve nenhum caso no período.

 

BORA TRABALHAR!

Os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Minas Gerais tem mais de 14 mil vagas de emprego disponíveis neste começo de semana, segundo dados divulgados pelo Governo de Minas. Do total de vagas disponibilizadas, 320 são para pessoas com deficiência. A maioria das oportunidades está na região de Uberlândia e Araguari. Todas as vagas de emprego estão disponíveis no Portal Emprega Brasil. Interessados também podem se cadastrar no aplicativo Sine Fácil, disponível para os aparelhos celulares com sistemas operacionais Android ou iOS. O atendimento presencial de intermediação de mão de obra nas unidades é feito por meio de agendamento pela internet.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: