Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (05/03)

ter, 5 de março de 2024 08:10

CHEGOU A HORA

A partir desta quinta-feira, 07 de março, inicia-se a janela partidária, que se estende até 04 de abril, para que os vereadores atuais tenham a oportunidade de mudar de partido, sem enfrentar penalidades. Com base nas negociações políticas, até o momento, pelo menos 10 vereadores devem trocar de partido para o pleito deste ano.

 

DE OLHO NO TEMPO

A semana terá chuvas isoladas em Araguari, segundo o site ClimaTempo. A temperatura mínima prevista é de 19° e a máxima, 30°.

 

ATENÇÃO

Quem trafega pelas imediações da UPA, não pode contornar sentido à rua Rodolfo Paixão. O trânsito está fechado na praça da Constituição, em razão do reforço no trabalho relacionado à dengue naquela unidade.

 

NOVA REGRA

Por falar em UPA, a ABAH (Associação Beneficente Amigos do Hospital), que administra a unidade, informou sobre nova regra de atendimento dos cidadãos a partir de 1º de março. A ferramenta funciona com base em uma escala de gravidade clínica que é representada em cores, após triagem com a equipe de Enfermagem. São analisados os sintomas, risco de morte, escala de dor, nível de consciência, temperatura, glicemia e pressão arterial, dentre outros aspectos do assistido.

 

DIFICULDADE

Apesar de uma boa cobertura no Estado (88,21%, superior à média nacional, de 87%), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enfrenta, em Minas Gerais, problemas como baixos salários e falta de ambulâncias.

 

 

CASO JÉSSICA VITÓRIA

A Polícia Civil de Araguari confirmou, para esta quarta-feira, 06 de março, coletiva de imprensa sobre a conclusão

das investigações do caso Jessica Vitória, a jovem araguarina que foi vítima de fake news por parte de páginas de fofoca.

 

OLHA O GOLPE

Cuidado, consumidor! Surgiu mais um golpe, que está fazendo muitas vítimas: “golpe do cashback”. A ousadia é tanta que os criminosos estão usando até o nome do Procon para tentar dar alguma credibilidade à farsa. Anúncios e mensagens em redes sociais passam a falsa informação de que as operadoras de cartão de crédito estariam escondendo valores que deveriam ser devolvidos aos clientes em forma de “cashback”. Para convencer a vítima, as mensagens trazem imagens de apresentadores de telejornais em supostas reportagens, informando que os Procons obrigaram as operadoras de cartão de crédito a devolver os supostos valores, o que é mentira.

 

 

EMERGÊNCIA

Envio tardio e insuficiente de dinheiro para os municípios, muitos dos quais com dificuldade para utilizá-lo atendendo aos parâmetros exigidos; falta de insumos (veículos, equipamentos e inseticidas) para o combate ao Aedes Aegypti, aliada à capacitação deficiente para seu uso; superlotação do sistema de saúde; e falta de integração dos sistemas oficiais de monitoramento. Essas foram as principais dificuldades relatadas pelos municípios no enfrentamento à epidemia de dengue, na reunião da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Maior parte dos municípios está com alta grande nos registros de dengue e apenas 21 municípios não registraram casos. Ainda assim, a taxa de letalidade (baseada apenas nos casos confirmados) é baixa.

 

CASA CHEIA

Araguari x Sada Cruzeiro, atração de hoje, 05, às 18h30, no Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros. Grandes nomes do voleibol nacional estarão na cidade

para um jogo que promete muitas emoções contra a equipe araguarina. Será que é o fim do tabu?

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: