Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Chuva e vendaval causam transtornos e necessitam do trabalho dos Bombeiros e da Defesa Civil

qui, 14 de novembro de 2024 08:03

Da Redação

 

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil divulgaram o saldo final das ações realizadas após a chuva nesta terça-feira, 12, em Araguari. A tempestade que caiu na parte da tarde foi acompanhada de muita água e vento forte.

 

Segundo a assessoria de Comunicação da 2ª Companhia de Bombeiros, foram detectadas três quedas de árvores, uma durante a tarde e duas durante a chuva da noite. Os sinistros foram registrados na Avenida Batalhão Mauá, frente aos números 1393 e 1643, e na Rua Niquelândia, no Bairro Maria Eugênia.

 

As equipes atuaram também na fiscalização de uma residência com risco de desabamento, localizada na Rua Pantaleão José de Deus, 38 – São Judas/Independência. No local, a Defesa Civil detectou que a estrutura já apresentava rachaduras e, devido à chuva, a situação foi agravada, o que necessitou da atuação da DC.

 

Os cuidados dentro do período com incidência de chuva mais forte, como presenciado nas últimas semanas, em Araguari, fazem com que o Corpo de Bombeiros alerte sobre os cuidados essenciais por parte da população. Confira:

 

 

1. Evite áreas alagadas: mesmo que pareçam seguras, áreas alagadas podem esconder riscos como buracos e correntezas fortes. Nunca tente atravessar ruas ou estradas inundadas, seja a pé ou de carro, pois a força da água pode ser maior do que aparenta.

 

2. Cuidados com vendavais e tempestades: em caso de ventos fortes, permaneça em locais seguros e evite áreas ao ar livre. Procure abrigo longe de árvores, postes e estruturas que possam cair com a força dos ventos.

 

3. Mantenha-se informado: fique atento aos alertas meteorológicos e siga as orientações das autoridades. Conhecer as previsões de chuva e tempestades permite que você tome decisões mais seguras.

 

4. Proteja-se em casa: em casos de tempestades, desligue aparelhos eletrônicos e evite o uso de eletrodomésticos conectados à rede elétrica para se proteger de quedas de energia e descargas elétricas.

 

5. Supervisione crianças e idosos: durante períodos de chuvas intensas, redobre a atenção com crianças e idosos, mantendo-os longe de áreas de risco.

 

6. Comunique situações de risco: não hesite em acionar o Corpo de Bombeiros Militar se você observar condições perigosas, como enchentes, deslizamentos ou quedas de árvores.

 

“Adotar esses cuidados é essencial para a segurança de todos. O Corpo de Bombeiros Militar está sempre pronto para prestar auxílio, mas a prevenção é o primeiro passo para evitar tragédias. Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros pelo número 193”, destacou a assessoria de Comunicação da 2ª CIA Bombeiros”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: