Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Vigilância Sanitária promove encontro para auxiliar comerciantes na regularização de estabelecimentos

sáb, 24 de novembro de 2018 05:00

Da Redação

Encontro é aberto ao público e acontece na próxima quinta-feira, 29

O departamento de Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde promove, na quinta-feira, 29, o evento “Regularize-se!”. O objetivo do encontro é reunir comerciantes do município e auxiliá-los na regularização de seus estabelecimentos.

De acordo com a secretária de Saúde, Iara Borges, o objetivo do encontro é sanar as dúvidas dos comerciantes. “Iremos sanar as dúvidas dos regulados que necessitam do alvará para seus estabelecimentos e contaremos com a presença de representantes de todos os órgãos necessários para essa tramitação, como a secretaria de Saúde, Meio Ambiente, Superintendência de Água e Esgoto (SAE), Tributação e Corpo de Bombeiros”.

A secretária comenta que o encontro não é voltado apenas aos proprietários de estabelecimentos do setor alimentício. “Convidamos diversas empresas, inclusive academias, salões de beleza, açougues e demais estabelecimentos que necessitam do alvará em dia, para que não tenham o prejuízo do fechamento por falta da documentação”.

A secretária ressalta que a regularização de estabelecimentos de outros setores, além do alimentício, também é de estrema importância. “Muitos pensam que essa é uma questão envolvendo apenas os açougues, mas há uma gama enorme de estabelecimentos que precisam ter o alvará atualizado. Infelizmente, muitos deixam para tomar as providências quando a fiscalização chega, mas a população precisa entender que essas medidas são necessárias e devem ser tomadas para que possamos preservar a saúde de todos”.

Conforme a secretária, a fiscalização dos estabelecimentos visa o bem estar da população. “O município não quer fechar os estabelecimentos, pois muitas famílias dependem deles, mas não podemos permitir que a manipulação de alimentos funcione de qualquer maneira, ou que uma pessoa corra o risco de ser contaminada em um salão de beleza pela falta de esterilização de um alicate. Todas essas medidas são necessárias para o bem estar da população”.

O evento é aberto ao público e acontece na quinta-feira, 29, a partir das 19h, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas, localizada na avenida Coronel Teodolino Pereira de Araújo, 2374, Centro. “Nós promoveremos palestras e depois abriremos um espaço para que o público possa sanar suas dúvidas. Muitos possuem dúvidas sobre a documentação necessária e prazos, então, esperamos que nessa data compareça o maior número possível de comerciantes”.

A expectativa é de que haja mais ações de fiscalização por parte do Ministério Público em janeiro. “A partir de janeiro acredito que haverá mais atividades por parte do Ministério Público envolvendo estabelecimentos do ramo alimentício, então, queremos ampliar o número de regulados do município de Araguari para que todos estejam com o alvará atualizado”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: