Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Vereadores aprovam proposta de emenda que altera o processo de votação nominal do veto

sex, 4 de março de 2022 08:38

Da Redação

 

Ontem, 3, aconteceu a primeira sessão ordinária do mês de março na Câmara Municipal de Vereadores de Araguari. Os parlamentares reunidos em plenário, fizeram o uso da tribuna da casa para apresentar seus requerimentos e votar nos projetos do dia.

Primeiramente, os vereadores foram chamados um por um à tribuna com a finalidade de apresentarem suas solicitações da semana. Na ocasião, a vereadora Eunice Mendes (PSB) se destacou ao solicitar a realização de limpeza urbana em alguns pontos da cidade.

A sessão contou a participação do tenente-coronel, Vanderlan Alves Gomes.

 

“Solicito a realização de limpeza e fechamento dos bolsões no Portal de Fátima I, bem como nos bairros que exista o Programa Minha Casa Minha Vida, haja vista que a limpeza é extremante necessária devido aos lixos, entulhos e galhos secos que são descartados, bem como pelo fato das telas estarem sendo retiradas, sendo necessária a substituição das mesmas devido ao risco de ocorrer acidentes com crianças” explicou a parlamentar.

O trabalho de limpeza urbana é fundamental para a população, pois está ligado de forma direta à saúde pública e ambiental, além de fazer parte do saneamento básico. Esse tipo de limpeza engloba os serviços de varrição, capina e roçada, poda, coleta de resíduos sólidos, limpeza de bocas de lobo, cemitérios e outros locais.

O vereador Nedo (SD) também mereceu destaque ao requerer que a Prefeitura de Araguari, através das secretarias de Saúde e Educação se unam para intensificar as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, com planejamento e criação de um caderno digital de atividades sobre o tema. A finalidade é informar, incentivar e engajar os alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino, em uma campanha permanente de combate ao mosquito, vetor responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.

O tenente-coronel, Vanderlan Alves Gomes, comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar também esteve presente na sessão ordinária, a convite do vereador, Wilian Marques Postigo (PL). O objetivo da visita foi mostrar um breve histórico da Polícia Militar no município e também apresentar um projeto para melhorar a segurança pública de Araguari, Araporã, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis, Grupiara e Tupaciguara.

“Desde 2009 o índice de crimes está estabilizado. Entre os anos 2019 e 2021 percebemos uma grande redução [desses crimes], mesmo com a diminuição do efetivo. Os policiais do município têm um sentimento de pertencimento, que não vi em outros locais que trabalhei”, disse, Vanderlan.

O projeto apresentado pelo tenente-coronel propõe melhorias em quatro eixos de prestação de serviços, são eles: setorialização de policiamento; segurança rural; prevenção da violência e ao crime e polícia tecnológica.

De acordo com o tenente-coronel a população apresenta demandas, além do que o Estado pode oferecer, mas com efetivo que tem hoje, o apoio da comunidade e a polícia tecnológica será possível reduzir a quantidade de crimes.

Na pauta do dia, todos os parlamentares presentes aprovaram em primeiro turno a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 97 de 2022, de autoria dos vereadores: Waltemir Rodrigues Neves (PATRI); Debora de Sousa Dau (PSC); Eunice Maria Mendes (PSB); Leonardo Rodrigues da Silva Neto (REPUBLICANOS); Sebastião Alves Ribeiro Júnior (SD); Paulo Cesar Pereira (DEM); Rodrigo Costa Ferreira (PATRI) e Wilian Marques Postigo (PL). A proposta altera redação dos §§ 1° e 4° do art. 54, da Lei Orgânica do Município de Araguari-MG, dispondo sobre o processo de votação nominal do veto.

Outros projetos como: Diploma de Honra ao Mérito e de Título de Cidadão Honorário também foram aprovados pelos vereadores.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: