Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Vereadores apresentam requerimentos e limpeza do município é tema principal

qua, 8 de maio de 2019 05:01

por Laura Alvarenga

A sessão ordinária da Câmara Municipal, desta terça-feira, 7, reuniu os membros do Legislativo a fim de discutirem sobre assuntos de interesse da comunidade. No decorrer da manhã de ontem, os vereadores realizaram a leitura de requerimentos que abordaram temas como manutenção na iluminação, asfaltamento, concessão de diplomas de honra ao mérito, moções de aplauso e, principalmente a limpeza das ruas e praças do município.

“Sumiu? Ninguém sabe ninguém viu!”. Esta foi a expressão usada pelo vereador Carlos Machado (PSL) ao questionar a secretaria competente sobre os serviços de manutenção das ruas do município. Segundo o vereador, o lixo e mato alto tomam conta da cidade. Ele ainda citou uma situação ocorrida com um morador que, por iniciativa própria, realizou serviço de capina em uma praça do bairro onde mora. Na oportunidade o vereador ainda se declarou envergonhado perante a sua posição como representante do povo ao ver cidadãos executando serviços de responsabilidade da prefeitura.

Em tempo, vereador Levi Siqueira (MD) também falou sobre a questão de limpeza de terrenos baldios. Segundo o vereador, por lei, é permitido multar o proprietário em caso de acúmulo de lixo em espaço aberto, uma vez que a falta de cuidados e higiene representam riscos à saúde da comunidade. O requerimento apresentado pelo vereador pede o cercamento de terrenos na mesma situação espalhados pela cidade. De acordo com ele, a aplicação de multas através de denúncias é uma maneira de mostrar que há consequências em oferecer riscos à saúde e bem-estar da comunidade, uma vez que sempre cobram atitude por parte dos vereadores da Casa.

Durante a sessão, o vereador Carlos Machado, ainda comentou sobre a constante presença de cobras que estão sendo encontradas com frequência em bairros como Santiago e Sibipiruna. O vereador pediu mobilidade por parte da secretaria responsável para tomar providências que evitem a circulação do animal dentro da cidade.

Completando o gancho, o vereador Levi Siqueira, apresentou um requerimento solicitando um parecer acerca da disponibilidade de soro antiofídico, bem como os trâmites para aquisição e manutenção do mesmo no município. O constante aparecimento de cobras e demais animais peçonhentos tem causado preocupação nos cidadãos. Segundo o requerimento apresentado pelo vereador, recentemente houve dois casos de pessoas que foram picadas por cobras e tiveram que esperar por horas até que o soro chegasse do município vizinho.

Servidores públicos pedem espaço para uso da tribuna

Ainda na sessão desta terça-feira, 7, servidores públicos estavam presente no plenário da Câmara com o objetivo de expor a atual condição de trabalho, além do atraso no repasse do vale alimentação. Como meio de aproveitar a oportunidade em que os legisladores estavam reunidos, representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados em Serviços Públicos de Araguari (Sintespa) tinham o intuito de reivindicar aos vereadores, para que colocassem o problema em pauta na sessão.

Hoje, os servidores públicos do município estão com 27 meses de vale alimentação atrasado, totalizando R$ 2.700 para cada servidor. O pedido é para que a prefeitura realize o pagamento completo tanto dos servidores celetistas quanto estatutários, bem como o piso salarial da educação e agentes comunitários e de endemias.

De acordo com a vice-presidente do Sindicato, Ana Maria Braga, “todos os servidores públicos estão com o salário defasado.” Segundo ela, a reivindicação é que o projeto seja enviado para análise na Câmara Municipal visando o beneficiamento de todos os servidores públicos. Segundo Ana Maria, a urgência no pagamento se deve a proximidade da conclusão do atual mandato.

Para o presidente do Sintespa, vereador Sebastião Joaquim Vieira (PSL) é primordial que ao menos o pagamento mínimo mensal de R$ 100,00 do vale alimentação seja feito.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: