Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Vereadores apresentam requerimentos e fiscalização do transporte escolar municipal é um dos temas abordados

qua, 20 de novembro de 2019 05:16

Da Redação

Na manhã desta terça-feira, 19, os parlamentares se reuniram para mais uma sessão legislativa na Câmara Municipal. Na oportunidade, várias matérias de interesse público foram apresentadas, dentre elas, melhorias em vias públicas visando garantir a segurança dos munícipes, limpeza de canteiros centrais, além da troca de lâmpadas e manutenção da iluminação pública além da concessão de diplomas em homenagem a personalidades do município.

Parlamentares se reuniram nesta terça-feira e apresentaram várias matérias de interesse público

Parlamentares se reuniram nesta terça-feira e apresentaram várias matérias de interesse público

 

Entre os principais assuntos abordados está a necessidade de serem averiguadas denúncias com relação a possíveis irregularidades no transporte escolar municipal. O assunto foi levado ao plenário pelo vereador Paulo do Vale (PV), que destacou o caso ocorrido na noite da última quarta-feira, 13, quando um aluno da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) foi esquecido dentro de um veículo que realiza o transporte dos estudantes.

“O aluno permaneceu dentro da van na garagem da empresa à noite inteira. Foi uma situação vexatória e não acreditei quando recebi a notícia, mas infelizmente aconteceu. Diante disso, volto à ressaltar os problemas relacionados ao serviço de transporte escolar na cidade e não podemos agora virar as costas para essas situações, pois, os alunos estão sendo prejudicados e, neste caso, é importante ressaltar que havia nos contratos a exigência de monitores nos veículos, mas este ano essa medida foi revogada.”

Devido a esta situação, o vereador apresentou um requerimento pedindo que a secretaria de Educação encaminhe à Casa Legislativa, informações sobre os contratos e valores pagos às empresas responsáveis pelo serviço. “Tivemos a informação de que, mesmo sem disponibilizar monitores aos alunos, os pagamentos para este tipo de profissionais continuam a ser feitos pela secretaria. Por isso é necessário que aconteça uma sindicância para verificar essa situação, queremos saber para onde foi esse dinheiro e como foi utilizado. Aproveito ainda para pedir desculpas à família deste estudante pelo transtorno vivenciado,” ponderou.

Sobre o assunto, a prefeitura emitiu nota informando que, juntamente com a secretaria de Educação vem tomando todas as medidas cabíveis em âmbito administrativo em relação ao caso do aluno, sendo realizada a notificação oficial para a Empresa Transdutra Transporte e Turismo responsável pelo serviço. Também foi solicitado à procuradoria geral do município que seja aberto um processo administrativo para apurar a responsabilidades acerca do fato. No plenário, o assunto também foi abordado pelo vereador Carlos Machado (PSL).

No que se refere à saúde pública, o vereador Levi Siqueira (MDB) apresentou requerimento solicitando que a pasta competente faça o planejamento de medidas visando o combate à dengue, principalmente devido ao período chuvoso. “A cada período chuvoso a população demonstra preocupação com os casos de dengue e derivações e neste sentido, em meados de abril, fiz cobranças sobre as providências quanto ao controle e combate, uma vez que os números de casos neste corrente ano foram alarmantes.”

Além disso, também solicitou que seja encaminhada uma notificação à diretoria do Sine, para que encaminhe a listagem de vagas, conforme ficou acordado durante audiência pública no mês de setembro. “Buscamos alternativas para geração de empregos e a capacitação de profissionais, ficando ainda decidido que a lista semanal com as vagas seria encaminhada ao Legislativo, contudo até o presente momento não aconteceu,” justificou seu pedido.

A interrupção dos serviços de manutenção da iluminação pública também pautou requerimentos apresentados pela vereadora Ana Lúcia Prado (PTB). Ela solicitou que seja encaminhado ofício à secretaria responsável, a fim de informar a previsão de retorno do trabalho de reparos e trocas de lâmpadas na cidade.

Conforme noticiado pela reportagem nesta semana, o secretário de Obras Expedito Castro Alves Junior, informou que de fato o trabalho segue paralisado por força de ordem judicial por tempo indeterminado. Assim, o processo está no departamento Jurídico da prefeitura que vem acompanhando o caso e buscando reverter a situação e normalizar o atendimento.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: