Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Vereadores alertam sobre situação dos moradores do Portal dos Ipês

qua, 28 de novembro de 2018 05:45

Da Redação

Com o período chuvoso, infiltrações e problemas estruturais são agravados, dizem

Durante a sessão ordinária da Câmara de ontem, 27, um assunto retornou à Casa de Leis: os problemas estruturais dos residenciais do programa habitacional Minha Casa Minha Vida localizados no Portal dos Ipês, os quais foram agravados com o período chuvoso. O tema foi levantado por dois vereadores em apresentação de requerimentos, Giulliano Sousa Rodrigues (PTC) e Paulo de Oliveira do Vale (PV). “Basicamente são infiltrações, pisos se soltando, problemas de vazamentos nos telhados e infiltrações nos pisos. Uma vez ou outra tem problema quanto à parte elétrica”, diz o vereador do PV à Gazeta do Triângulo.

Problemas estruturais são relatados pelos moradores há anos

Problemas estruturais são relatados pelos moradores há anos

 

Os edis abordaram soluções de pontos de vista diferentes para a situação. O primeiro a obter a fala foi Vale, que dispôs de equipe de seu gabinete para facilitar o envio de cartas dos moradores à empresa Tenco, responsável pela construção do residencial. A exigência, segundo ele, foi do engenheiro responsável da construtora e está prevista em contrato. “A empresa, quando ligamos para fazer essas solicitações, alega que não recebe as denúncias por carta e que isso é exigido em contrato e os moradores alegam que enviam as cartas, porém não recebem resposta”, alega.

Segundo o edil do Partido Verde, tentativas de diálogo com a Tenco tem-se estendido durante todo o ano. “No primeiro semestre um responsável pela empresa esteve aqui na Câmara para dar esclarecimentos e disse que seria necessário formalizar os pedidos em carta. Em agosto, fizemos uma reunião com a empresa e moradores do residencial, onde foi dito que a Tenco instalaria um escritório aqui em Araguari, mas isso não aconteceu.”

Mediante último contato com a empresa na semana passada, o edil colocou servidores no Portal dos Ipês para auxiliar os mutuários a redigir e enviar essas cartas. Em três dias de trabalho, 37 denúncias foram colhidas. “São todos problemas de vício de construção onde praticamente 80% dos moradores apresentam problemas nas casas. O gabinete dá apoio jurídico, pois muitos não sabem como escrever essas cartas”, comenta. Como resultado do trabalho, o edil enviou dois requerimentos com as cartas em anexo, um destinado à empresa e um destinado à secretaria de Planejamento.

Momentos após a fala do vereador Paulo do Vale, o edil GiullianoTibá trouxe três requerimentos destinados à mesma empresa. “Os moradores estão cansados, acho que todos os vereadores fizeram requerimentos pedindo que os problemas fossem resolvidos; tivemos o representante da empresa aqui na Casa, fizemos reuniões e nada.”

Para ele, a solução vai além do envio das cartas. “Eles estão recebendo por mês, então vamos tomar providências.” Há três requerimentos, num, o convite direcionado ao presidente da Tenco para comparecer à Câmara para esclarecimentos sobre a construção do residencial. O segundo pedindo esclarecimento sobre a inexistência de um escritório da empresa em Araguari, conforme acordado em reunião em agosto, segundo ele e o vereador do PV. O último requerimento solicita uma reunião entre a secretaria de Planejamento, a construtora Tenco, o Banco do Brasil e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). “Hoje mesmo (terça-feira) vou solicitar a suspensão do pagamento das mensalidades dos mutuários. Se alguém visitar o local, verá a situação dos moradores, é grave. A partir do momento que suspender o pagamento, a Tenco parar de receber, vai doer no bolso e se isso acontecer eles solucionam”, posiciona-se Tibá.

A Gazeta do Triângulo tentou contato com a Tenco Construtora, mas até o fechamento da edição não teve sucesso.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: