Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Vereador questiona gastos da prefeitura com aluguel de imóveis

qui, 30 de janeiro de 2020 05:44

Da Redação

No intuito de verificar se os recursos municipais estão sendo devidamente aplicados para o bem-estar da população, o vereador Dhiosney de Andrade (PTC) voltou a questionar os altos valores pagos pela administração municipal com a locação de imóveis. Durante a sessão legislativa da última terça-feira, 28, ele apresentou o requerimento 125/2020, solicitando que a pasta responsável informe o motivo pelo qual o município vem pagando o aluguel referente ao prédio situado em frente à praça Getúlio Vargas.

Em entrevista, vereador ressaltou que essa é uma cobrança feita desde o ano passado

Em entrevista, vereador ressaltou que essa é uma cobrança feita desde o ano passado

 

De acordo com ele, o valor de R$ 17.500,00 é pago mensalmente desde 18 de julho de 2017, quando venceu o contrato firmado entre o município e a Secretaria de Estado de Ciência e Turismo Superior, o que garantia o funcionamento da Universidade Aberta Integrada (Uaitec). O contrato não foi renovado pela administração, o que motivou o encerramento dos cursos ofertados. Conforme ressaltou, daquela data até o mês de dezembro, o valor total gasto foi de R$ 525.000,00.

“Encaminhei ofícios à pasta competente em dezembro e tive a informação de que algumas salas do imóvel eram utilizadas para os cursos da Uaitec, que encerrou suas atividades no município em virtude de alto custo e a falta de demanda de alunos, mas agora nenhum curso está sendo ministrado no local. Além disso, todo o patrimônio da Uaitec foi retirado do imóvel e encaminhado à sede em Belo Horizonte, mas o aluguel continuou sendo pago,” afirmou.

Segundo apurou a reportagem, somente em junho de 2019 o imóvel passou a ser sede da secretaria de Planejamento, Orçamento e Habitação que antes funcionava rua Esplanada da Goiás, no bairro Goiás. A mudança de local se deve ao projeto do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), idealizado pelo secretário da pasta, Marlos Fernandes, que está em processo de desenvolvimento. O Ciac pretende reunir em um só prédio diversos órgãos municipais e regionais com sede em Araguari, a fim de oferecer um novo modelo de atendimento ao cidadão.

Sobre isso, o vereador ressaltou que entende a importância de se melhorar o atendimento e facilitar a locomoção dos cidadãos por se encontrar no centro da cidade, entretanto, a medida não justifica o pagamento dos referidos valores, considerados exorbitantes. “Anteriormente, a secretaria de Planejamento ficava em um imóvel que não tinha custos para a prefeitura. Se a intenção é realizar um projeto que reúna várias repartições, é preciso elaborar um plano que realmente atenda a setores que hoje estão funcionando em imóveis locados pela administração. Os valores empenhados em alugueis poderiam ser utilizados em outras áreas de importância que precisam de investimento e atenção, por isso destaco o desperdício de dinheiro que vem acontecendo na cidade.”

Por sua vez, a secretaria de Planejamento informou em ofício que através de seu departamento de informática – CIPD, está realizando um trabalho para finalizar a instalação da rede lógica e móvel no referido prédio e, que tão logo ocorra, os demais departamentos serão transferidos para o local. A intenção é de que o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão, como foi proposto pelo secretário, reúna os seguintes órgãos municipais: Sistema Nacional de Emprego (Sine); Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); Junta de Serviço Militar; secretaria de Planejamento (Habitação); sede do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) em Araguari; Receita Federal; unidade da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) em Araguari e demais interessados.

 

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    A prefeitura aluga imóveis há décadas. Tem gente que alugou até do cunhado para fazer graça.
    Tem que construir é um centro administrativo bem grande com três andares para caber todas as repartições, mas como Araguari é uma cidade que pensa pequeno. Araguari é tão sem sorte que quando ganhou um hospital público, fizeram uma lambança. Tem jeito não, pode largar.

Deixe seu comentário: