UPA de Araguari informa aumento de casos graves de Covid-19 e anuncia ‘estado crítico’ na unidade
qua, 3 de março de 2021 06:48Da redação

Profissionais de saúde que atuam na UPA alegam sobrecarga
Nesta semana, a Unidade de Pronto Atendimento de Araguari (UPA), que é gerida pela entidade Missão Sal da Terra, emitiu uma nota oficial em que informa uma situação crítica no local, o que seria ocasionado pelo aumento alarmante de casos graves de covid-19 na cidade de Araguari.
A estrutura da UPA é usada para atendimentos imediatos, acolhendo os pacientes em estados mais preocupantes e transferindo para UTIs os que necessitam de tal tratamento.
Ocorre que Araguari, bem como outras cidades na região, se depara atualmente com a falta de leitos hospitalares para recepção de pacientes acometidos pelo novo coronavírus, assim, a UPA não tem para onde encaminhar as pessoas contaminadas.
Profissionais que atendem na unidade relatam as dificuldades enfrentadas na luta contra a pandemia. A sobrecarga é uma das principais reclamações. “Hoje, no setor de covid-19, chegamos a ficar duas técnicas em enfermagem para 28 pacientes. Às vezes não dá tempo de ir ao banheiro, ao café, almoçar. Eles precisam tomar providências para fazer novas contratações. Estamos sobrecarregados, cansados e mal remunerados”, disse uma funcionária da unidade, que pediu para não ter seu nome revelado. “Chegamos a ter uma técnica com 19 pacientes. Os corredores e sala de emergência estão lotados”, concluiu.
Outra funcionária, também protegida pelo sigilo de fonte, informou que há um desfalque de profissionais. “Muitos adoeceram. As equipes que ficam, trabalham com sobrecarga, esgotados, principalmente a nível mental”, desabafou.
A reportagem da Gazeta entrou em contato com a prefeitura para questionar a respeito da situação. “Nós contratamos leitos clínicos com o Hospital Santo Antônio para que a Santa Casa possa focar em pacientes contaminados pelo coronavírus. Estamos em contato com a Central de Regulação de Leitos de Minas Gerais, na tentativa de obtermos leitos para os pacientes que aguardam na UPA”, disse a secretária de Saúde municipal, Soraya Ribeiro, à Gazeta.
NOTA DA UPA NA ÍNTEGRA:
“A Unidade de Pronto Atendimento de Araguari informa que, com aumento dos casos graves de Covid-19 em Araguari, encontra-se em ESTADO CRÍTICO com pacientes correndo RISCO IMINENTE DE MORTE por falta de ESTRUTURA FÍSICA, EQUIPAMENTOS e EQUIPE TÉCNICA para atendimento de todos os casos que chegam à unidade.
A UPA, que conta com uma estrutura para Pronto Atendimento, está acolhendo pacientes em estado grave que necessitam de transferência imediata para UTI, porém que, pela falta de leitos no Município e na região para encaminhamento, estão sendo tratados no local.
A Unidade conta com a Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Saúde, para buscar estratégias para amenizar os impactos e reforço da unidade, seguindo sugestões que foram encaminhadas por ofício pela UPA.
Ainda reforça o APELO à população de Araguari para procurar a UPA somente em casos de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
