Unidades de Saúde de Araguari disponibilizam vacina contra o sarampo
qui, 1 de agosto de 2019 05:16Da Redação
Doença é altamente contagiosa e, as férias escolares aprofundam o perigo de rápida movimentação do vírus
Causada por um vírus e altamente contagioso, o sarampo foi praticamente erradicado em 2016, entretanto, voltou com força total em 2018 e vem preocupando os brasileiros. Neste ano, foram confirmados pelo menos 561 casos da doença, de acordo com o último informe do Ministério da Saúde. Tendo como vizinhos os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, que passam por surtos da doença, Minas Gerais está em alerta, pois, foram confirmados quatro casos no território mineiro este ano.
O período de férias escolares quando muitas famílias aproveitam o período para viajar, o que propicia a circulação de várias enfermidades, combinado com a baixa cobertura vacinal, aumenta a chance de mais pessoas serem contaminadas. Diante disso, profissionais de saúde receberam orientações para voltar sua atenção à imunização.
Em Araguari, a vacina Tríplice Viral que protege ainda contra a rubéola e a caxumba, está disponível e é oferecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São necessárias duas doses para pessoas de 1 até 29 anos. Quem passou dessa idade precisa ter tomado uma única dose do imunizante. Diante disso, as unidades de saúde UBS e UBSF estão realizando a prevenção da doença através da atualização dos cartões de vacinação.
As unidades atendem das 8 às 16h, de segunda a sexta-feira. A orientação é de que os araguarinos procurem os postos de saúde mais próximos de seus bairros, pois, a única forma de se prevenir contra o sarampo é por meio da vacinação. “Estamos seguindo a orientação da Superintendência Regional de Saúde, no sentido de intensificar a vacinação na rotina, ou seja, durante as consultas médicas nas unidades, fazendo abordagens junto aos pacientes nas salas de espera no intuito de aumentar o alcance da imunização, porque de fato o vírus está circulando em toda região,” disse Valéria dos Reis Rodrigues, enfermeira técnica responsável pela imunização.
Por enquanto, não haverá uma campanha específica de vacinação no município como aconteceu no estado de São Paulo, pois, não há registros da doença na cidade. “Enfatizamos a necessidade da vacina tríplice viral e pedimos que os araguarinos procurem os postos de saúde, principalmente em caso de viagem. Também é importante ficar atento, uma vez que o sarampo apresenta sintomas que podem ser confundidos com a dengue, como febre alta, dor de cabeça são comuns às duas doenças, neste caso, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para ser avaliada e receber atendimento.”

Profissionais de saúde estão voltando sua atenção para os sintomas da doença
Atendendo pedido da secretaria municipal de Saúde, a equipe do departamento de Epidemiologia irá disponibilizar nas próximas semanas, a vacinação em empresas que recentemente receberam funcionários vindos de outros países, como por exemplo, da Venezuela. Inicialmente a mobilização será realizada em quatro locais.
“Estamos nos organizando e entrando em contato com a direção das empresas, a fim de levar orientação e vacinar aqueles que ainda não foram imunizados, pois, há várias pessoas de outros países em nossa cidade e que precisam da nossa atenção. Vamos estender a outras vacinas, caso seja necessário. As pessoas também têm nos procurado para se informar. Nesta semana, por exemplo, recebemos dois haitianos que buscaram orientações e foram encaminhados à unidade de saúde quando obtiveram o cartão de vacinação.”
Segundo o Ministério da Saúde, a grande maioria dos casos confirmados no país – 484 — teve registro no estado de São Paulo, sendo 75% na capital. Em 12 dias, o aumento foi de 850% no número de infectados. No Rio de Janeiro, foram confirmados 13 casos. Doze deles ocorreram em Paraty, cidade turística muito frequentada por mineiros. O estado ainda investiga 14 notificações.
Os vírus “importados” são responsáveis pela doença no país, ou seja, brasileiros que viajaram para países onde o sarampo circula amplamente ou quando um estrangeiro contaminado visita o Brasil. Em 2018, o surto de sarampo que atingiu principalmente a região Norte, por exemplo, veio da Venezuela. Conforme o Ministério da Saúde, o genótipo do vírus era o mesmo que estava em circulação no país vizinho, que apresentava um surto de sarampo desde 2017. O pico foi em julho do ano passado, com 3.950 casos.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
