Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Tradicional no calendário religioso, Semana Santa tem diferentes celebrações em igrejas católicas e evangélicas

qui, 18 de abril de 2019 05:07

Laura Alvarenga

A Semana Santa é uma tradicional data religiosa celebrada principalmente pelos católicos, quando relembram a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Na igreja católica as comemorações alusivas à Semana Santa se iniciam com o Domingo de Ramos, anterior ao domingo de Páscoa que marca a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, terminando com a ressurreição.

Após o Domingo de Ramos, a igreja católica inicia uma intensa semana de celebrações, a Semana Santa. Cada dia é celebrado de uma maneira.

Tradicional no calendário religioso, Semana Santa tem diferentes celebrações em igrejas católicas e evangélicas

Tradicional no calendário religioso, Semana Santa tem diferentes celebrações em igrejas católicas e evangélicas

 

Segunda-feira: é o segundo dia da Semana Santa, seguinte ao Domingo de Ramos, no qual se recorda a prisão de Jesus Cristo.

Terça-feira: é o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. Muito comum também por ser o dia de penitência no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário.

Quarta-feira: é o quarto dia da Semana Santa. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.

Quinta-feira: é o quinto dia da Semana Santa e, na manhã deste dia, nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o seu clero para celebrar a Celebração da Crisma, na qual são abençoados os santos óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Ordenação de Padres e Bispos, Crisma e Unção dos Enfermos. Com essa celebração se encerra a Quaresma. Nesta mesma data, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés.

Sexta-feira: é quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.

Sábado: é o dia da espera, quando os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, considerada a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal. Há também o batismo dos adultos que se prepararam durante toda a Quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.

Domingo: é o dia mais importante para a fé cristã, marcado pelo dia em que Jesus vence a morte, ressuscita e mostra o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.

Para a igreja evangélica, segundo a Bíblia Sagrada, a Páscoa é uma festa judaica. No livro de Êxodo contém a história da aliança dos Hebreus, quando deveriam sacrificar um cordeiro e usar o sangue nas portas de suas residências, marcando a aliança do povo com Deus e garantindo o livramento da visita do Anjo da Morte, assim, protegendo o primogênito da família.

A Páscoa que era celebrada há anos pelos judeus, é uma das sete festas instituídas por Deus, para que tivesse a celebração perpétua pelo povo. Após a ida de Jesus para Jerusalém, na época de comemoração da Páscoa, ele foi preso, crucificado e morto. A partir daí, a Bíblia torna Cristo em Páscoa para os cristãos, sendo o sacrifício de Cristo o momento celebrado na Páscoa para os evangélicos. A passagem da morte para a vida e a passagem do pecado para a santidade.

Segundo o Pastor Braulino Borges Vieira, da ADCA – Assembleia de Deus Central em Araguari, a igreja celebra a Páscoa através da escola dominical onde haverá uma representação feita pela liderança da Escola Bíblica Dominical. Durante a noite, o Pastor Jonas, também da ADCA, realizará um culto abordando a mensagem primordial da Páscoa, expondo de maneira clara o significado da Páscoa para os cristãos.

O Pastor Braulino ainda comentou sobre a importância em entender a essência da Páscoa. “Nós visamos também, combater a comercialização da Páscoa, porque acaba entrando na questão do ovo de chocolate, que é a indústria tentando ganhar dinheiro em cima de uma data cristão. Claro que não proibimos ninguém de comer chocolate, isso seria uma ignorância, mas entender que a Páscoa não é isso, que é uma troca de ovos, que não é o coelhinho que é da Páscoa, e sim Cristo”, enfatizou o pastor.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: