Terça-feira, 09 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Trabalho de coleta seletiva é viabilizado pela Ascamara

qua, 17 de outubro de 2018 05:02

Da Redação

Cerca de 60 toneladas de materiais recicláveis são recolhidas mensalmente pela Ascamara (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguari). A associação foi fundada há 18 anos e tem a missão de promover a coleta de materiais recicláveis no município, beneficiando as áreas ambiental, social e de saúde pública. Além de todas as vantagens ambientais, de aproveitamento do lixo produzido diariamente, o trabalho realizado garante renda para mais de 17 famílias.

Associação foi fundada há 18 anos  **Arquivo

Associação foi fundada há 18 anos
**Arquivo

 

No final do ano passado, o trabalho da associação foi paralisado devido à falta de regularização de documentação conforme Lei Federal, cujo cumprimento foi exigido pela secretaria de Meio Ambiente. Após oito meses da interrupção do serviço, a prefeitura retomou o convênio, referente a benefícios como a concessão do transporte para a coleta seletiva e a documentação necessária foi encaminhada ao órgão responsável pelos procedimentos burocráticos.

Desta forma, desde abril, foi reafirmada a parceria entre a prefeitura e a organização da sociedade civil, com prazo até 2020. Novamente foi permitido o recolhimento do material reciclável, podendo ser utilizados até seis servidores da prefeitura e três veículos próprios destinando o produto da coleta para a associação. Outros equipamentos também foram disponibilizados, como a balança com capacidade de 1000 quilos, uma prensa enfardadeira hidráulica removível e elevador de carga elétrico, com capacidade máxima de 500 quilos e altura de cinco metros.

O convênio prevê um plano de trabalho que vai além da coleta seletiva, como desenvolver a triagem, prensagem, estocagem e comercialização dos materiais recicláveis; além da manutenção do galpão, concedido pela prefeitura e o cuidado na operação dos materiais.

Conforme ressaltado em reportagens anteriores do Gazeta do Triângulo, é de extrema importância divulgar os trabalhos exercidos pela associação, com o intuito de destacar a importância do serviço executado para a sociedade em geral, salientando os aspectos ambientais e sociais da atuação dos catadores, garantindo a continuidade e a eficácia da coleta seletiva.

A prefeitura disponibiliza transporte para a coleta desse material, encaminhando para a Ascamara. De acordo com informações do secretário de Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Junior, os veículos atuam no recolhimento de recicláveis separados por empresas, “mas nós pretendemos ampliar as coletas, chegando às residências. Estamos cumprindo nosso compromisso e, aos poucos, vamos ampliando. Recentemente, entraram mais associados e, conforme esse número vai aumentando, nós também podemos ampliar o transporte”.

O titular da pasta também afirma que, devido ao decreto de mudança de expediente dos órgãos municipais, o trabalho passará a ser desempenhado apenas no período da tarde, de 12 às 18 horas, o que não influenciará no que é executado.

Enquanto o transporte não é viabilizado para coletar em residências, cada morador pode fazer a sua parte, separando o material e deixando diretamente na sede da associação, localizada na rua Dezessete, 100, bairro Independência.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: