Secretaria de Educação organiza transporte escolar para rede municipal de ensino
sex, 7 de fevereiro de 2020 05:49Da Redação
O ano letivo de 2020 da rede municipal de ensino terá início na próxima segunda-feira, 10, e a preocupação dos pais não se restringe a compra do material escolar, mas também na garantia do transporte aos alunos. Para verificar esta situação, a reportagem entrou em contato com a secretária de Educação, Cristiane Nery Pereira. Segundo ressaltou, a prefeitura possui contrato firmado com duas empresas até o dia 6 de março.

Transporte será oferecido a partir da próxima segunda-feira, 10, quando começam as aulas
“O transporte escolar está disponível. Encaminhamos ofício às empresas informando sobre o início das aulas e elas não se opuseram a continuar o serviço, assim, vamos cumprir o contrato vigente. Também pedimos que apresentem suas frotas ainda esta semana e, após verificação, o serviço terá início na próxima semana.”
Sobre a nova licitação, a secretária informou ainda que está em fase interna sob responsabilidade do departamento Jurídico da prefeitura e que em breve será publicada. Conforme apurou a reportagem, os motoristas de vans que prestam o serviço na cidade também submeteram seus veículos à vistoria semestral que foi realizada entre os dias 15 a 31 de janeiro, pela secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Settrans).
Durante a vistoria obrigatória, os motoristas receberam o selo que garante o exercício da atividade nas vias da cidade. O procedimento que seria realizado na primeira quinzena do referido mês, foi adiado para que as duas pastas discutissem certas mudanças que poderão ser aplicadas nos próximos semestres, como por exemplo, alterações na legislação municipal, uma vez que são realizadas duas vistorias por ano e muitas vezes há profissionais que adquirem veículos após as datas e não estariam conseguindo passar pelo procedimento, trabalhando sem a autorização municipal, o que implica em sanções previstas na legislação do Código Nacional de Trânsito que determina a aplicação de multa e apreensão do veículo.
Conforme a reportagem tem acompanhado, o receio dos pais é relacionado aos problemas que são recorrentes. Em 2019, por exemplo, eles foram ao Ministério Público e apresentaram denúncias sobre o transporte escolar, uma vez que não estava atendendo a todas as unidades de ensino, situadas na zona rural. Em meados de 2018, alunos também sofreram vários transtornos, pois, a empresa apresentou problemas e os motoristas, por sua vez, optaram pela greve, sendo realizados dois processos licitatórios, o que dificultou o trabalho dos motoristas de vans, de maneira que, questões como tempo de uso, condições de trabalho, entre outros pontos, “praticamente tiraram o direito dos motoristas que prestavam o serviço na cidade de Araguari há vários anos, de participarem através de empresa da licitação”.
Situação parecida está acontecendo em Uberaba. Cerca de 90 motoristas de vans que fazem o transporte escolar na zona rural paralisaram o serviço na última quarta-feira, 4, devido à falta de pagamento. Por conta disso, duas das 11 escolas da zona rural tiveram as atividades suspensas e, dos 1.884 alunos dessas escolas, apenas 345 compareceram, de acordo com a secretaria municipal de Educação.
Em Uberlândia, a prefeitura informou que oferece transporte escolar para aproximadamente nove mil estudantes das escolas rurais do município, alunos residentes na zona rural e matriculados no ensino médio, superior e profissionalizante, alunos residentes em bairros onde a oferta de vagas do ensino fundamental nas escolas municipais não atende a demanda educacional e também para alunos com deficiência.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
