Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Saúde: prefeitura realiza mais de 400 procedimentos cardiológicos

sáb, 27 de agosto de 2022 08:34

Da Redação

Para a realização do cateterismo, a prefeitura conta com UFU-HC e HCI- Ituiutaba Cardios Ciências.

No dia 24 de agosto, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde divulgou para a população os dados referentes aos procedimentos de cateterismo e angioplastia, realizados na cidade desde 2021, até julho deste ano.

O cateterismo cardíaco é um exame feito pelo cardiologista para analisar o funcionamento do coração e mudanças nas estruturas do órgão ou obstruções das artérias coronárias, possibilitando diagnosticar e/ou tratar doenças cardíacas, como infarto agudo do miocárdio, cardiomiopatias ou arritmias, por exemplo.

O exame consiste na introdução de um cateter (um tubo flexível extremamente fino), na artéria do braço, ou da perna, até o coração, o que permite avaliar detalhadamente o interior dos vasos sanguíneos e do coração, sendo capaz de identificar e retirar acúmulos de placas de gordura ou lesões nestas regiões.

Para a realização do cateterismo, a prefeitura conta com dois prestadores de serviços: UFU-HC e HCI- Ituiutaba Cardios Ciências. Em 2021, foram realizados nas duas unidades de saúde, 121 procedimentos. Neste ano, até o mês de julho, foram feitas 134 intervenções.

A angioplastia coronária ou intervenção coronária percutânea é o tratamento não cirúrgico do entupimento das artérias coronárias, através de cateter balão, com o intuito de elevar o fluxo de sangue para o coração.

Depois da desobstrução da artéria coronária, por meio da angioplastia com balão, procede-se ao implante de uma prótese endovascular (para ser usada no interior dos vasos) chamada de ‘stent’ (pequeno tubo de metal, parecido com um pequeníssimo bobe de cabelo, utilizado para manter a artéria aberta). Hoje em dia, existem dois tipos de stents: os convencionais e os farmacológicos ou recobertos com drogas.

Os stents convencionais podem causar um processo cicatricial acentuado que leva a restenose (reobstrução) do vaso em 10 a 20% dos casos.

Os stents farmacológicos apareceram para impedir esse processo cicatricial, que são constituídos do mesmo material metálico acrescido de um medicamento de liberação lenta, no local de implante, diminuindo-se o processo de cicatrização e evitando-se a restenose. Há necessidade do uso prolongado de aspirina e clopidogrel nos pacientes que recebem stents farmacológicos, pelo pequeno risco de trombose (formação de coágulos no interior do stent).

Para o procedimento de percutâneo com angioplastia, em 2021 foram realizados 78 procedimentos. Em 2022, até julho, foram realizadas 73 intervenções.

Segundo a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro, há 48 pacientes na fila de espera para cateterismo e 38 para angioplastia eletiva. “Renovamos o contrato com o HCI de Ituiutaba e aumentamos o atendimento no HC; com isso o tempo de espera foi reduzido significativamente”, destacou.

Soraya ainda disse que, por conta da falta do contraste iodado em todo país, necessário para realizar os exames de cateterismo, de angioplastia, de arteriografia e de angiotomografia; a agilidade da realização dos procedimentos está limitada.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: