Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Ronda para fiscalizar pessoas em situação de rua é feita no município

sex, 17 de maio de 2019 05:55

por Laura Alvarenga

A prefeitura, por meio da secretaria de Trabalho e Ação Social em parceria com o 53º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais em Araguari, fez uma ronda em diversos pontos a fim de fiscalizar e analisar as circunstâncias em que vivem as pessoas em situação de rua na cidade.

A ronda que acontece rotineiramente, também foi realizada através de denúncias de comerciantes e moradores de alguns pontos que foram notificados. Também fizeram parte da ação a secretaria de Saúde através do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), secretaria de Política sobre Drogas e Redução de Danos.

Ronda para fiscalizar pessoas em situação de rua é feita no município

Ronda para fiscalizar pessoas em situação de rua é feita no município

 

Durante a ronda, os órgãos competentes puderam verificar essas pessoas em situação de rua, onde, através de conversa e análise das circunstâncias em que se encontram, pôde ser definido o destino de algumas delas. Documentação, benefícios e situação de saúde também foram os aspectos conferidos.

Na oportunidade, algumas destas pessoas em situação de rua tiveram a oportunidade de ir para um novo local mesmo que temporariamente. Duas destas pessoas que são dependentes químicos, se prontificaram com interesse em serem encaminhados para a Associação Casa de Davi, outro foi encaminhado para a família que mora no município de Uberlândia, através do recurso do migrante, mais duas pessoas demonstraram interesse em fazer exames médicos pelo Centro de Apoio Especializado (CAE) e outro foi encaminhado para a casa da família no bairro Vieno.

A assessoria da secretaria de Trabalho e Ação Social ainda declarou que muitas dessas pessoas apresentam ferimentos que necessitam de cuidados. Contudo, por vezes, elas são convidadas a receber assistência médica através da equipe de saúde municipal, mas acabam não retornando para o acompanhamento médico.

O objetivo da ação também ocorreu no sentido de combater a criminalidade, pois a secretaria recebeu diversas denúncias de atos de vandalismo por incômodo à ordem pública. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é um dos principais alvos de pessoas em situação de rua que incomodam os comerciantes e moradores locais deixando fezes, vômitos expostos, restos de comida e demais atitudes que desrespeitam a comunidade local.

A ronda aconteceu, principalmente, em pontos de denúncia como nos arredores da UPA, praças dos Ferroviários e do Rosário, entre outros. Durante a ação, a secretária Eunice Mendes conversou com os moradores e comerciantes ouvindo as principais reclamações a fim de solucionar este problema e afirmou que “as medidas serão tomadas de acordo com as necessidades destes cidadãos”.

A secretária ainda relatou que, por diversas vezes, sua equipe tentou chegar até estas pessoas para realizar uma acolhida, identificação e contato mais próximo com o intuito em montar um diagnóstico, mas elas estavam muito alcoolizadas ou drogadas. Agora, a ronda será feita uma vez ao mês sempre com a companhia da Polícia Militar e toda a rede de proteção.

A secretária disse que não é apenas uma situação de assistência social, é algo que “envolve alcoolismo, drogas, violência e doenças”. Os trabalhos serão realizados em prol de dar mais condições a estas pessoas que tenham o interesse em sair da situação de rua, sendo para casas de apoio ou junto aos familiares. “É o início de um grande trabalho e de um grande projeto”.

– Pessoas em situação de rua que tiverem interesse em receber ajuda  podem procurar a secretaria de Trabalho e Ação Social, mesmo que, com auxílio de outros cidadãos, para receber a assistência necessária

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: