Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Recomendação sindical é paralisação geral no primeiro dia de aula nas escolas estaduais

sáb, 17 de fevereiro de 2018 05:47

Da Redação

Nas instituições municipais período letivo teve início no começo do mês

No início do mês de janeiro, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) republicou, no Diário Oficial Minas Gerais a Resolução SEE Nº 3.652, que estabelece o Calendário Escolar da Rede Estadual de Ensino para o ano de 2018.

O documento prevê o mínimo de 200 dias letivos e carga horária de 800 horas para os períodos iniciais dos Ensinos Fundamental e Médio noturno e 833 horas e 20 minutos para os anos finais das modalidades no período diurno.

O ano escolar teria início nesta sexta-feira, 15 de fevereiro, após o feriado de Carnaval, com o retorno dos professores às atividades de planejamento pedagógico na escola e o ano letivo começaria na próxima segunda-feira, 19, com a volta às aulas, finalizando no dia 18 de dezembro.

Trabalho nas escolas municipais já começou

Trabalho nas escolas municipais já começou

 

No entanto, os professores foram convocados a promoverem paralisação de atividades conforme anúncio do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – SindUTE/MG. Uma Assembleia Estadual com paralisação total das atividades está marcada para ocorrer no dia 28, em Belo Horizonte.

A classe de funcionários reivindica pelo pagamento do piso salarial, fim do parcelamento dos salários e do 13°, pelo cumprimento de acordos assinados além de qualidade no atendimento por meio do Ipsemg (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais).

Segundo José Luís da Costa, coordenador da sub sede do SindUTE em Araguari, apenas a Escola Estadual Rainha da Paz pode aderir à paralisação.

“A impressão é que nenhuma escola tem problema. Não tivemos tempo para ir em todas, mas estamos repassando a informação por meio de rede social, e apenas uma escola se propôs a paralisar por completo”, destacou.

Na segunda-feira,19, o Sindicato, juntamente com outras entidades, irá promover um dia esclarecedor acerca do assunto na praça Manoel Bonito e nas ruas centrais da cidade. “Além das reivindicações da classe de professores, mostraremos para a população o que significa o texto da reforma da Previdência, quais as consequências para o trabalhador”, concluiu.

Rede Municipal

Em torno de 7 mil alunos retornaram às aulas na última segunda-feira, 5. O trabalho nas 16 escolas de ensino fundamental e 16 de ensino infantil teve início com o 1º Encontro Pedagógico, que reuniu servidores da secretaria de Educação no dia 1° de fevereiro.

O ano letivo terá 200 dias com previsão de encerramento para dia 21 de dezembro, sendo que o recesso do mês de julho acontece entre os dias 13 e 30.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: