Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Radar – El Ninho

sáb, 12 de setembro de 2015 08:36

capa radar1

EL NINHO

Impossível não comentar sobre as movimentações visando às eleições de outubro de 2016. Volto a dizer que, em minha opinião, o fenômeno ocorrido nas eleições de 2012, quando todos da oposição se uniram em peso para derrotar Marcos Coelho (PMDB) e isso aconteceu, agora está longe de se repetir.

REVÉS

Desta vez, estamos assistindo a um cenário que deverá ser completamente diferente de 2012, isso porque a oposição está dividida e cada um na sua. De forma geral, cada qual tem um projeto.

CARREGADO

Além de Raul Belém (PP) que buscará a reeleição, dias atrás Justino Carvalho Neto foi anunciado como candidato a prefeito pelo seu partido, o PRB; ontem Rafael Guedes pelo Solidariedade; pelo PSB de Werley Macedo há o médico Clayton Fernandes; a provável candidatura de Marcos Alvim pelo PSC ou PR; Marcos Coelho (PMDB); Nilton Eduardo pelo PPL e “Mãe Preta” pelo PRTB. Como disse aqui certa vez, o cenário que se desenha é o mesmo de 2004, quando ocorreu a reeleição de Marcos Alvim.

DANDO LIGA

Entre os partidos de oposição ao governo Raul Belém, é preciso ressaltar a boa organização do Solidariedade comandado pelo vereador Rafael Guedes que conseguiu boas filiações de peso mesmo que não sejam eles candidatos, mas ajudam a atrair outros nomes para o partido que, pelo visto, poderá puxar um caminhão de votos com Claudio Coelho, “Luiz Construtor” e “Cezinha”.

DESEJADO

Por outro lado, o vereador Claudio Coelho (SD) que é oposição ao governo, estaria nos planos do PMDB, que namora a filiação do mesmo antes do final deste mês.

ANOTE AÍ

O PSDC de “José Vitor”, conseguiu filiações importantes como a do engenheiro “Artur da Pilar” e  do empresário “Tubertino Tejotão”. O partido continua sendo ‘as pupilas dos olhos do deputado estadual Leonídio Bouças (PMDB)’. Segundo informações, Bouças terá participação ativa nas eleições para prefeito em 2016.

FIGURANTES

Com todo respeito a alguns nomes que estão postulando a prefeitura, em minha opinião, caso sejam realmente candidatos, passarão vergonha nas urnas, mas é só assim para saber a verdade.

REPETECO?

.

.

 

Fora da disputa em 2016, o ex-vice prefeito “Jubão” parece ter se tornando profissional em montar legendas para eleger vereadores e mais uma vez sua aposta é o PSL, que mantem a linha da eleição passada de não aceitar ex-vereador ou vereador com mandato em seu quadro, o que favorece os candidatos de primeira viagem. Em 2012, “Jubão” elegeu dois vereadores e desta vez espera igualar ou até mesmo superar essa marca.

EFEITO ESTUFA

A divisão em exagero é um prato cheio para o atual prefeito que tem uma carta forte no paletó: a estrutura da máquina administrativa. Se souber usar, favorece e muito. Para especialistas é inadmissível que o prefeito perca a reeleição com a máquina mão, mesmo sabendo que não teremos mais reeleição para prefeito para quem sair vitorioso no próximo pleito.

CONTRAPESO

Raul Belém pode até ter perdido no decorrer do mandato alguns apoios importantes na campanha que acabaram saindo pelas portas do fundo, mas parte da oposição leva em consideração o carisma do atual prefeito — considerado sua maior arma, além de ser o dono da caneta.

“Os motoristas definiram que os 70% paralisados retomarão o serviço somente na quarta-feira, caso o pagamento seja feito no dia 15. Se o valor não for repassado, eles continuarão paralisados”. Do representante da Coopass em Araguari, Rones Reis Santos, sobre reunião com o Procurador-geral do município, Leonardo Furtado Borelli, e o secretário de Fazenda, Érico Chiovato, para negociar a data de pagamento do repasse do Transporte Escolar.

1 Comentário

  1. Beatriz disse:

    Discordo desse ponto de vista levantado aqui nessa coluna. Primeiro: acredito que o prefeito Raul Belém não tem essa tal arma administrativa a seu favor , visto que em seu mandato nem sequer conseguiu o tão solicitado concurso público do municipio que os araguarinos esperaram e nada. Segundo: Quanto ao comentário sobre candidatos que seriam meramente figurantes, e só estariam sujeitos a passar vergonha, também discordo, a maior vergonha quem sofreu foi a população araguarina, com o comportamento de alguns “protagonistas ” que apos serem eleitos desempenharam um papel de “resistência” movidos pelo fator ego ferido, diferente do que seus eleitores esperavam. Terceiro: Marcos Alvim, Marcus coelho, Raul Belém, Werley Macedo, Mãe Preta, são “figurinhas repetidas ” no nosso cenário político, não se cola figurinha repetida, se troca. Quarto: Quanto aos “novos nomes” que surgirem nessa disputa, aguardaremos para futuras avaliações.Pra frente Araguari, queremos algo novo.

Deixe seu comentário: