Proprietários de animais soltos em vias públicas são notificados
qua, 16 de janeiro de 2019 05:12Da Redação
Ação é feita pela secretaria de Serviços Urbanos e Polícia de Meio Ambiente
Na última quinta-feira, dia 10, a secretaria de Serviços Urbanos, em parceria com a Polícia de Meio Ambiente, deu início às notificações dos proprietários que mantiverem animais em vias públicas. Ação foi desencadeada após registro de acidentes envolvendo equinos e bovinos que sofreram e causaram as ocorrências.

Semanalmente são apreendidos entre 10 e 12 animais pela secretaria de Serviços Urbanos
**Divulgação
De acordo com o titular da pasta, Rodrigo Costa Ferreira, dois proprietários foram notificados durante a tarde. Após as notificações, em caso de reincidência, o responsável pode ser preso por crime ambiental, com pena que pode chegar a cinco anos de prisão. Então, no primeiro momento, está sendo feita uma orientação, de forma a coibir a prática de soltura de animais em vias públicas.
O secretário pontua que, nos últimos meses, houve um aumento no número de denúncias, entre 20 e 25 por semana. “As pessoas fazem a denúncia, mas, às vezes, quando chegamos ao local, o animal foi retirado. Então, semanalmente, fazemos a apreensão de 10 a 12 animais”, afirma.
Nas mídias sociais também são feitas reclamações de forma recorrente. As contestações envolvem não somente os riscos de acidentes, mas também problemas secundários. “Sou um dos primeiros moradores do bairro e, desde então, convivemos com isso. Fiz reclamações, mas jamais tivemos a solução desse problema. Eles comem a grama do vizinho, rasgam os sacos de lixo do outro e deixam fezes na calçada”, comenta um morador do bairro Bela Suíça.
Uma medida tomada pela secretaria é o trabalho de rondas e fiscalização em bairros com maior incidência, como Bela Suíça, Portal de Fátima e Monte Moriá. A preocupação maior é o risco de acidentes que eles causam; então, além da patrulha, é ressaltado que “a população ajude e denuncie através do telefone 3690-3181”.
Quando o proprietário não é localizado, o animal é encaminhado ao Curral Municipal, que pode abrigar cerca de 30 equinos ou bovinos. Para retirar o animal, é necessário que seja paga uma taxa no valor de R$ 20.
De acordo com o secretário, em breve deve ser marcada outra demanda de fiscalizações, juntamente com a Polícia de Meio Ambiente. “Será enviado um ofício para o comandante para darmos continuidade a esse trabalho em parceria”, finaliza.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Leva este gado para o curral. Deve ter instituições de caridade precisando de carne para fazer churrasco. E o dono não vai poder falar nada, largou solto. Se está largado é porque não tem dono, não tem pasto. E não tem noção também porque animais de grande porte soltos nas ruas é um perigo, mas é só pegar uns e fazer uma boa churrascada, o dono vai aprender. Foi dada a ideia é só colocar em prática.