Domingo, 01 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Projeto Veredas de Plástico realizado em Araguari será premiado pelo Rotary Internacional

qua, 30 de outubro de 2019 05:06

Da Redação

A equipe do grupo socioambiental Greenpeace continua com as ações alusivas ao projeto Veredas de Plástico. Em Araguari, a iniciativa tem buscado amparar famílias carentes por meio de sua participação no trabalho de produção de filamento de polímero (fio de pet). Uma garrafa de pet dois litros, resulta em 80 metros de fios de dois milímetros e suporta 10 quilos cada um. Assim, são fabricadas cordas de alta resistência que estão sendo utilizadas principalmente no agronegócio, o que possibilita promover a sustentabilidade no campo.

De acordo com o coordenador do Greenpeace do Cerrado, Reynaldo Brito, além de preservar as veredas que eram tomadas por garrafa pet e plástico, o projeto pretende reduzir a taxa de desemprego. Devido aos bons resultados, o projeto foi inscrito em um concurso e receberá uma premiação que será utilizada para aumentar a produção e desenvolvimento das atividades. “O projeto foi cadastrado por Sebastião de Almeida Brito, que é presidente do Rotary Club de Araguari e nós fomos selecionados. Diante disso, vamos receber uma verba através de ferramentas para ampliar a nossa produção. Todo o dinheiro arrecadado por meio da nossa fabricação será doado às famílias que passaram a usar máquinas automáticas, potencializando a produção em quase 10 vezes.”

Através do aumento de demanda prevista, o coordenador acredita que a complementação das rendas das famílias será de pelo menos R$ 450,00 por mês. “Elas passarão a atuar como uma mini fábrica e nós capacitamos e certificamos essas famílias, além de doar ferramentas e buscar mercados para os produtos fabricados. Como o Rotary Internacional realiza um trabalho social, eles escolhem e catalogam as famílias em estado de vulnerabilidade, assim, estamos criando e inserindo essas famílias no MEI, para elas terem os benefícios sociais. Através disso, podem se solidificar para serem mini fábricas, pois, elas estão sendo devidamente capacitadas e certificadas,” explicou.

Para conhecer o projeto e visitar a linha de produção, representantes da presidência do Rotary estarão em Araguari nesta semana. Além disso, outras atividades serão realizadas pela equipe no município. No dia 11 de novembro, por exemplo, será promovida uma oficina de capacitação para as pessoas atendidas pela Associação Casa de Davi. Na oportunidade, poderão aprender as técnicas para desenvolverem telas de alambrado utilizando garrafas pet. Segundo o coordenador, para auxiliar no trabalho todo equipamento necessário será doado e o projeto irá comprar a produção.

Desde novembro de 2017, o Grupo Greenpeace do Cerrado, que atua em Araguari, Uberlândia, Ituiutaba e Uberaba, vem desenvolvendo um trabalho de conscientização da preservação das Veredas de Minas Gerais. No município, a ação conta com o apoio do Ministério Público, da rede de educação pública, empresas, bem como, o Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac Araguari) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde os graduandos desenvolvem pesquisas nas veredas visando a preservação do bioma. “O projeto é voltado à integração de todos os setores da sociedade, trabalhando, além do meio ambiente, o aspecto social através da confecção e venda de utensílios domésticos a partir da reciclagem de garrafas pet. Diante disso, estamos mobilizando as instituições de Araguari e contamos com a participação de todos.”

Greenpeace

Em Araguari, por meio do Greenpeace do Cerrado, vários projetos ambientais têm sido desenvolvidos. A Organização Não Governamental com sede em Amsterdã e com escritórios em mais de 40 países, atua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Como organização global e independente que defende o ambiente e promove a paz, o Greenpeace tem inspirado as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos. E no Brasil, não é diferente. Desde a primeira e mais importante Conferência Ambiental da história, a Eco-92, o Brasil luta pelos mesmos ideais.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: