Quinta-feira, 05 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Projeto que estabelece medidas para transição energética da administração municipal é aprovado na Câmara

qua, 26 de abril de 2023 08:07

Da Redação

 

Ontem, 25, aconteceu a quarta sessão ordinária do mês de abril, na Câmara Municipal de Vereadores de Araguari. Os vereadores se reuniram em plenário e usaram a tribuna para apresentarem seus pedidos e posteriormente votaram nos projetos do dia.

Dentre os requerimentos em destaque, estava o do vereador Nego (Solidariedade), que solicitou o envio de um ofício ao prefeito Renato Carvalho (Republicanos), extensivo à Secretaria de Saúde, requerendo atendimento 24h; com atendimento médico emergencial e equipamentos, como, desfibrilador, monitores cardíacos e oxímetro; na UBS do distrito de Piracaíba.

Geralmente, as sessões ordinárias acontecem às terças-feiras

 

Segundo Nego, o pedido é muito importante, considerando que o distrito de Piracaíba está localizado a mais de 30 km de Araguari, e que o atendimento eficiente possibilita que mais vidas sejam salvas.

A parlamentar Eunice Mendes (PSB) também se sobressaiu ao solicitar o recapeamento de toda a extensão da rua Albino Carpaneda Pinho e a adjacente Claudinei Roosevelt Della Posta, bairro Milenium, haja vista que as ruas citadas recebem constante fluxo de veículos, sendo atualmente uma das importantes rotas de acesso de entrada e saída do município.

Na pauta do dia estavam os seguintes assuntos:  Projeto de Lei nº 94 de 2023, de autoria do prefeito Renato Carvalho Fernandes, que estabelece medidas para a transição energética no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Município de Araguari e dá outras providências, foi aprovado por 14 votos e teve voto contrário vereadora Deda Lima (PL).

Na ocasião, a vereadora Eunice Mendes pediu a palavra para dizer que acredita que a instabilidade do preço do petróleo e o alto índice de poluição do ar, que acontece também pela queima dos combustíveis fósseis, têm sensibilizado a comunidade científica na busca de novos métodos que cessem ambas as problemáticas. Segundo ela, esse projeto de lei institui a obrigatoriedade de abastecimento com etanol, dos veículos da prefeitura que são flex. Posteriormente, a partir de 2026, quando a prefeitura adquirir novos veículos, o projeto estabelece que eles sejam elétricos.

A parlamentar Deda Lima também pediu a palavra para destacar que o valor de um veículo elétrico é muito alto e talvez não dê para saber como a prefeitura estará no futuro para adquirir um veículo elétrico, achado o projeto ousado.

Projeto de Lei Complementar nº 4 de 2023, de autoria do Poder Executivo, que dá nova redação ao parágrafo único do art. 69, da Lei Complementar n° 206, de 17 de fevereiro de 2022, que dispõe sobre Uso e Ocupação do Solo, bem como do Zoneamento, dando outras providências, foi aprovado por 15 votos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: