Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Projeto de implantação do Parque Linear é selecionado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional

qua, 18 de março de 2020 05:11

Da Redação

Pleito antigo no município, a implantação do Parque Linear do Córrego Brejo Alegre em Araguari por diversas vezes foi tema de reuniões e, diante da sua importância, mobilizou os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que em 2019, recomendou ao município que providenciasse o andamento das obras, pois o local poderia provocar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Caixa Econômica Federal deverá analisar o pedido de operação de crédito quanto à capacidade do município em assumir esse compromisso financeiro

Caixa Econômica Federal deverá analisar o pedido de operação de crédito quanto à capacidade do município em assumir esse compromisso financeiro

 

Após o empenho do prefeito Marcos Coelho (PSB) vereadores e deputados que representam o município, o Ministério do Desenvolvimento Regional selecionou a proposta de Araguari na modalidade “manejo de águas pluviais”. A lista contendo os empreendimentos selecionados foi publicada no Diário Oficial da União na edição da última sexta-feira, 13, por meio da portaria Nº 526.

O documento prevê a contratação de operações de crédito para a execução de ações de saneamento básico, regulamentado pela Instrução Normativa n. 22, de 3 de agosto de 2018, do Ministério das Cidades, assim, o recurso será utilizado para as obras de canalização e implantação do parque. “Certamente a população será beneficiada com esse serviço que irá trazer qualidade de vida e saneamento para toda a região,” ressaltou Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional.

Diante disso, o próximo passo será a aprovação do projeto pelos órgãos ambientais, levando em consideração os impactos que poderão ser causados ao meio ambiente. O município também precisa que a Caixa Econômica Federal faça uma avaliação sobre a capacidade de o município assumir o referido compromisso financeiro e assim, liberar o pedido de financiamento dos quase R$ 95,5 milhões – valor votado e aprovado pelos vereadores de Araguari.

O projeto de lei de autoria do Executivo autoriza o município a oferecer como garantias do empréstimo os repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O referido projeto foi elaborado pela primeira vez em 2009. Além da canalização do córrego Brejo Alegre, o valor será empregado nas obras de pavimentação e urbanização de entorno. O Executivo também pretende expandir a abrangência do Parque Linear por efluentes do córrego Brejo Alegre como córrego do Damasus. “Esse projeto foi desenvolvido em 2009, ficou engavetado por anos e agora iremos levá-lo para a etapa de execução com o apoio das esferas estaduais e federal. Estamos propondo um crescimento e queremos uma Araguari mais moderna, sustentável e em condições de oferecer qualidade de vida aos araguarinos,” afirmou Marcos Coelho.

A obra de canalização do córrego Brejo Alegre começou há mais de dez anos e não foi concluída. Maior parte cobriu toda a extensão da avenida Coronel Teodolino Pereira de Araújo e terminou em 1994. Mas, no início de 2007, a tubulação da água pluvial no cruzamento com a avenida Minas Gerais cedeu e duas crateras se abriram. Os reparos demoraram e foram gastos mais de R$ 10 milhões.

Em 2008, o Ministério Público ingressou com uma ação judicial determinando que medidas fossem adotadas para resolver o problema. Oito anos depois, aconteceu um desmoronamento no cruzamento das avenidas. Na época, a prefeitura realizou obras paliativas que resolveram o problema.

 

2 Comentários

  1. Luiz Cláudio disse:

    Só falta como o Conselho do patrimônio histórico os órgãos ambientais intervir nesta obra que ao meu ver será uma obra que dará uma nova cara moderna pra cidade quiza que não neh pois só falta isto .

  2. Cezar disse:

    Todo ano de eleição é a mesma coisa. Vem essas noticias do empenho dos políticos. Depois que passa, “passa”.
    Para com isso gente. Vamos combinar assim. Primeiro voces fazem alguma coisa. Depois divulgam por aí. Então vou acreditar. Daqui a pouco vão falar de um tal shopping de novo, ou da UFU… blablabla….. Se esse povo liberasse pelo menos aquele trecho da AV MG abaixo do bosque já seria de mais pra esses políticos. Até com a enxada dá pra consertar e ficam fazendo política…

Deixe seu comentário: