Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional inicia atividades no município

sex, 7 de junho de 2019 05:19

Com Assessoria

Na tarde da última terça-feira, 4, o secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira Souza, representando a prefeitura,  participou no Ministério Público de uma audiência com o 7º Promotor de Justiça, Felipe Gomes de Araújo.

A audiência teve como objetivo definir as funções de cada órgão no funcionamento do PRESP – Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional no município.

O PRESP terá suas atividades iniciadas neste mês e funcionará numa parceria em rede entre a prefeitura de Araguari, através da secretaria de Políticas Sobre Drogas e Ceapa – Central de Alternativas Penais e o Presídio.  Os pré-egressos do sistema prisional passarão por uma triagem realizada por uma equipe do Presídio e aqueles com dependência química serão encaminhados para a secretaria de Políticas Sobre Drogas. Esta deverá realizar a busca ativa das famílias dos detentos e daqueles que cumprem pena no regime aberto e encaminhá-los para a rede de tratamento do município, para internação em Comunidades Terapêuticas, quando assim for necessário e, após esse processo, encaminhá-los para o PRESP.

Composta por uma equipe de Analistas Sociais com formação em Psicologia, Direito e Serviço Social, o PRESP faz o acompanhamento a egressos e seus familiares realizado por meio de atendimentos individuais e grupos reflexivos, de caráter voluntário, voltados a fortalecer capacidades e aptidões do público na sua relação com a família e a comunidade, considerando suas necessidades e seus direitos individuais, econômicos e culturais. Ao longo dos acompanhamentos essa equipe e os atendidos avaliam e constroem juntos os melhores encaminhamentos para o enfretamento de problemas, dificuldades e vulnerabilidades vivenciadas.

De acordo com o secretário Ailton Oliveira, “o programa beneficiará pessoas que estão em regime aberto, prisão domiciliar, livramento condicional, liberdade definitiva e familiares de Egressos do Sistema Prisional. Hoje o  índice de reincidência ao presídio de egressos com dependência química é de  aproximadamente 75%. Com o PRESP esse número diminuirá muito, assim também acontecendo quanto aos crimes e homicídios relacionados ao uso de drogas.”

“O Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PRESP) trabalha com aqueles indivíduos que sofreram processos de criminalização e cerceamento de liberdade. Seu objetivo é diminuir as exclusões e estigmas decorrentes dessa experiência, promovendo condições para a retomada da vida em liberdade. O programa busca o distanciamento do egresso das condições que provoquem a reincidência criminal e será uma importante ferramenta para o município de Araguari”, destacou o prefeito Marcos Coelho.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: