Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Professores da Rede Estadual de Ensino iniciam greve a partir de hoje

qua, 9 de março de 2022 08:05

Da Redação

 

Os servidores da rede estadual de Minas Gerais aderiram greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira, 9. O estado de greve foi aprovado por unanimidade, em assembleia realizada ontem, 8, em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A principal reivindicação da categoria é o cumprimento do piso salarial profissional nacional em Minas. De acordo com as lideranças sindicais, o pleito é garantido às carreiras do magistério tanto pela Constituição Estadual quanto pela Lei 21.710.

Em janeiro, o governo federal determinou um reajuste de 33,27% para ser aplicado no piso salarial nacional. Os servidores da rede estadual reivindicam justamente a incidência do índice nos vencimentos da categoria. O magistério refuta a proposta de reajuste anunciada pelo governador Romeu Zema (Novo), que é de 10,06%.

Além disso, a categoria é contrária à proposta de Zema de adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O pleito, inclusive, foi tema de encontro entre lideranças sindicais – entre elas, Denise Romano, dirigente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) – e o presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PV), nesta terça-feira.

“Nossa mobilização é fundamental para que o governo Zema cumpra com o piso, que é um direito constitucional. Reforçamos que, além de não apresentar nenhuma política de reajuste salarial, o governo Zema, desde janeiro de 2019, já foi notificado dessa cobrança pelo Sindicato. A Educação enfrenta um empobrecimento estrutural”, enfatizou a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, professora Denise Romano.

A reportagem da Gazeta tentou entrar em contato com o presidente do Sind-UTE Araguari, José Luiz da Costa, para saber se as escolas nos municípios aderirão à greve, mas não obteve resposta até o momento.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: