Sexta-feira, 10 de Maio de 2024 Fazer o Login

Prestação de serviço a universitários continua em risco com atraso de repasse financeiro

qui, 20 de agosto de 2015 08:19

Da Redação

As informações repassadas pela prefeitura, sobre o pagamento da subvenção que garante a prestação de serviço de transporte universitário para as faculdades e universidades situadas em Uberlândia, Catalão e Escola Agrotécnica (IFTM), geraram vários questionamentos a cerca da obrigatoriedade do repasse anual. Neste sentido, a diretoria da Associação dos Estudantes Universitários de Araguari (Auti), demonstrou preocupação com os fatos apresentados e como o Executivo vem lidando com o atraso do pagamento.

A situação preocupa estudantes que não possuem outros meios para frequentar as aulas nas instituições

A situação preocupa estudantes que não possuem outros meios para frequentar as aulas nas instituições

 

Conforme nota enviada à Gazeta do Triângulo, a diretoria deixa claro que a vigência do cronograma de pagamento assinado pelo município, tem início no mês de março e não no mês de maio como alega a prefeitura. Além disso, o repasse foi dividido em dez parcelas, sendo que, até o momento foram pagas somente três delas. “Estamos diante de uma situação de atraso no pagamento a partir de uma obrigação assumida pelo próprio município através da assinatura do convênio. Este convênio tem legitimidade e sua obrigatoriedade é oriunda de uma Lei Municipal, que foi aprovada pelo Poder Legislativo. Sendo assim, o seu cumprimento é inquestionável, levando em conta também que a situação está prejudicando em torno de 1.300 estudantes e suas respectivas famílias, que necessitam do transporte,” ressaltaram os membros da diretoria.

Ainda sobre a alegação de que a prefeitura não teria responsabilidade quanto ao transporte de universitários, a diretoria ressaltou que é preciso dar maior atenção aos estudantes do ensino superior. “Serão estes estudantes que transformarão a nossa futura sociedade e, sobretudo a cidade de Araguari. Assim, estamos conscientes de que o município não irá desamparar os estudantes. Infelizmente, são pouquíssimas as políticas públicas voltadas para a classe estudantil em Araguari, por isso precisamos de mais apoio e acima de tudo, ser valorizados e respeitados pelo poder público,” concluíram.

O repasse anual à entidade foi reajustado em 53% pela prefeitura totalizando R$ 503.200, segundo o novo convênio determinado pela lei 5484, de 11 de fevereiro de 2015. Atualmente as empresas Nele Transporte Rodoviário; Reis e França Transporte/Turismo e Rotas Viação do Triângulo, vinculada ao Expresso Araguari prestam o serviço aos estudantes.

Nas redes sociais, o assunto foi discutido amplamente. Estudantes questionam o atraso no pagamento e a qualidade na prestação do serviço, uma vez que mesmo com o subsídio repassado pelo município, os alunos ainda precisam arcar mensalmente com R$ 198,00, diferente do que ocorre em outras cidades próximas onde o transporte é sem custo algum para os universitários.

3 Comentários

  1. Odair disse:

    Os alunos q estudam na UFU pagam é 227,10

  2. jose osvaldo disse:

    Triste realmente esta situação, duvidas e mais duvidad, sem falar no tranporte publico, agora para um novo contrato emergencial com a empresa Micheli(Sertran) pois é o unico dono, agora querem aumentar passagem, como? Qual a qualidade de serviço prestado? Sendo que nem onibuns tem, aquilo la tem dia que chiqueiro é mais limpo Sera que agora o secretario de transito vai entregar o cargo, pois assim ele falou, se tive-se que fazer mais contrato emergecial com esta empresa, ele entregaria o cargo, Vamos aguardar, Estamos contando os dias para proxima eleição se é para mudar, entao vamos mudar. assim muda tudo.

  3. Welder disse:

    Manter os créditos da foto é legal. Já pensaram em fazer isso?

    http://onibusbrasil.com/foto/2263085/

Deixe seu comentário: