Prefeitura inaugura Centro de Convivência e Cultura voltado à saúde mental e qualidade de vida
qua, 18 de junho de 2025 08:00Da Redação

O espaço é voltado à promoção da saúde mental, qualidade de vida e fortalecimento de vínculos sociais
Centros de convivência e cultura voltados à promoção da saúde mental vêm ganhando destaque como instrumentos essenciais para a valorização da vida e o bem-estar da população. Esses espaços oferecem atividades culturais, artísticas e terapêuticas que estimulam a criatividade, o autoconhecimento e a expressão individual.
Ao promover a inclusão social, fortalecem os vínculos comunitários e contribuem para relações mais saudáveis. Também atuam na prevenção do sofrimento psíquico ao proporcionar ambientes acolhedores e de escuta. Por meio da arte e do convívio, incentivam a participação cidadã e o senso de pertencimento. Lançados por prefeituras, esses centros se consolidam como importantes ferramentas de cuidado em saúde pública, promovendo uma cultura de paz, respeito e solidariedade.
Ciente da importância dessa iniciativa, a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), lançou oficialmente o Centro de Convivência e Cultura. O espaço é voltado à promoção da saúde mental, qualidade de vida e fortalecimento de vínculos sociais por meio de uma programação diversificada.
Instalado nas dependências da Casa da Cultura, o centro inicia suas atividades com oficinas e práticas destinadas a todas as faixas etárias. Entre as opções oferecidas estão pilates, alongamento, meditação, osteopatia, rodas de conversa, café com poesia, confecção de bonecas, jogos de tabuleiro, RPG, jardinagem, dança, teatro e caminhadas urbanas.
Para a coordenadora de Saúde Mental do município, Karine, o projeto representa um novo olhar sobre o cuidado em saúde. “A saúde está diretamente ligada ao nosso modo de viver. Por isso, o Centro tem como proposta principal a promoção de qualidade de vida, por meio da socialização e da valorização da cultura local”, destacou.
As inscrições para as oficinas estão abertas desde o dia 16 de junho, das 9h às 16h, diretamente no Centro de Convivência e Cultura, localizado na Casa da Cultura (Rua Cel. José Ferreira Alves, 1098 – Centro).
Com essa iniciativa, Araguari reafirma seu compromisso com políticas públicas integradas, que compreendem a saúde como resultado de um cotidiano mais leve, ativo e conectado com a arte, o cuidado e a convivência.

O projeto representa um novo olhar sobre o cuidado em saúde.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Minas registra queda do analfabetismo sáb, 8 de agosto de 2026
- Cooperativa recupera R$ 622 milhões do Funrural sex, 7 de agosto de 2026
- 273 municípios podem aderir à universalização do saneamento; saiba quais sex, 7 de agosto de 2026
- Expocachaça reúne 2 mil rótulos em BH qui, 6 de agosto de 2026
- Missão do SINDVEL ao Vietnã busca ampliar autonomia tecnológica do Vale da Eletrônica qui, 6 de agosto de 2026
- Tráfego na BR-365 terá fiscalização reforçada a partir desta quinta-feira, 6 de agosto qui, 6 de agosto de 2026
- Câmara retoma sessões ordinárias e aprova projetos do Executivo qui, 6 de agosto de 2026
- Agosto Dourado destaca benefícios da amamentação para mães e bebês qui, 6 de agosto de 2026
- MOMENTO DE VÔLEI – 06 DE AGOSTO qui, 6 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 06 DE AGOSTO qui, 6 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...