Prefeitura de Indianópolis sanciona lei que reduz carga horária para servidores com dependentes autistas
ter, 18 de novembro de 2025 08:00Da Redação

Legenda: Autoridades e servidores de Indianópolis celebraram a sanção da nova lei que estabelece a redução da jornada de trabalho para o cuidado contínuo de dependentes com TEA.
A Prefeitura de Indianópolis deu um passo significativo em direção à inclusão social e ao suporte aos seus servidores com a sanção da Lei Municipal nº 2.330. Esta nova legislação é um marco para o município, pois estabelece a redução da carga horária de trabalho para o servidor público municipal que é o responsável legal de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa, aprovada de forma unânime pela Câmara Municipal de Indianópolis, reflete a sensibilidade e o compromisso da administração municipal com as famílias que enfrentam os desafios diários do cuidado contínuo de indivíduos com TEA. O objetivo central da lei é claro e humanizado: oferecer condições adequadas para o acompanhamento e o cuidado contínuo dessas pessoas, promovendo, consequentemente, mais qualidade de vida para elas e um apoio essencial às suas famílias.
O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que exige atenção especializada e, muitas vezes, terapias e acompanhamentos multidisciplinares intensos, como fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicoterapia, entre outros. O servidor público que é responsável legal por um dependente com TEA frequentemente precisa conciliar a jornada de trabalho integral com a rotina de consultas, terapias e o suporte emocional e físico que seu familiar necessita.
Com a sanção da Lei nº 2.330/2025, a Prefeitura de Indianópolis reconhece formalmente esta sobrecarga. A redução da jornada de trabalho permitirá que estes servidores tenham o tempo necessário para se dedicar ao acompanhamento e ao bem-estar de seus dependentes, sem que isso implique em prejuízo salarial ou perda de direitos. A medida visa, em última análise, o bem-estar da pessoa com TEA, que passará a ter um suporte familiar mais presente e menos estressado, otimizando os resultados dos tratamentos e do desenvolvimento.
A importância da nova lei foi celebrada em uma solenidade de sanção que reuniu autoridades municipais, vereadores, e, principalmente, os servidores que serão diretamente beneficiados pela medida. O evento foi realizado nas dependências do Centro de Coleta Seletiva Gustavo da Silva Borges, um local que simboliza o cuidado e o olhar da gestão para questões comunitárias.
Durante a cerimônia, foi enfatizada a relevância da parceria entre o Executivo e o Legislativo para a concretização de políticas públicas voltadas para a inclusão. A nova lei não é apenas um benefício trabalhista, mas uma política de inclusão e saúde pública que alinha Indianópolis a práticas de vanguarda em termos de gestão de pessoal e responsabilidade social.
O município de Indianópolis reafirma, com esta legislação, o seu papel de promotor de um ambiente de trabalho mais justo e empático, garantindo que o cuidado familiar com o TEA seja compatível com a vida profissional.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Minas tem 1 milhão de não alfabetizados sex, 17 de abril de 2026
- Expo Araguari 2026 traz shows de peso e acesso solidário aos shows principais sex, 17 de abril de 2026
- DA REDAÇÃO – 17 DE ABRIL sex, 17 de abril de 2026
- Indianópolis promove manhã de atividades físicas e integração no Ginásio Poliesportivo sex, 17 de abril de 2026
- 2º Batalhão Ferroviário realiza evento alusivo ao Dia do Exército Brasileiro sex, 17 de abril de 2026
- Araguari pode passar por mudanças no sistema prisional e acende alerta sobre impactos na cidade sex, 17 de abril de 2026
- Festival Café, Queijo & Cultura confirma sucesso e reforça tradição mineira na Expo Araguari sex, 17 de abril de 2026
- Prefeitura de Grupiara inicia preparação de área para o programa Minha Casa Minha Vida sex, 17 de abril de 2026
- Vereador Alex Peixoto cobra explicações sobre multas e abordagens sex, 17 de abril de 2026
- Novo laboratório impulsiona ensino de Agronomia e fortalece formação prática na UniCesumar sex, 17 de abril de 2026
> > Veja mais notícias...