Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Prefeitura de Araguari alerta sobre período chuvoso e aumento de criadouros da dengue

qua, 19 de setembro de 2018 05:09

Com Assessoria

Com o início de mais um período chuvoso e a elevação da temperatura, os araguarinos devem ter os cuidados redobrados para evitar proliferação e aumento de casos zika, dengue e chikungunya.

É preciso que a população se mobilize para eliminar os locais que possam acumular água e assim, propícios criadores do mosquito Aedes aegypti, como: lixos domésticos tais como eletrodomésticos, eletrônicos, garrafas pets, sacolas, pneus, vasilhames, tampinhas, entulho entre outros, descartados de maneira incorreta.

Prefeitura de Araguari alerta sobre período chuvoso e aumento de criadouros da dengue

Prefeitura de Araguari alerta sobre período chuvoso e aumento de criadouros da dengue

 

De acordo com a secretaria de Saúde, nesse período os focos do Aedes aegypti se multiplicam. “O mosquito leva de sete a dez dias para se desenvolver do ovo à forma adulta. É muito rápido. Por isso, precisamos agir imediatamente”, alertou a secretária, Iara Borges.

Conforme o secretário de Serviços Urbanos, Rodrigo Costa Ferreira, “a maneira mais eficaz de prevenir as doenças que o mosquito pode transmitir à população é impedir o ciclo de reprodução do Aedes. O inseto coloca seus ovos apenas em recipientes que acumulam água, por isso é frequente em época de chuvas. Muitos materiais podem se tornar propícios para o desenvolvimento das larvas do mosquito.”

A prefeitura reforça, ainda, que é importante manter o quintal limpo, sem acúmulo de materiais que possam reter água e permitir a visita dos agentes de combate a endemias do município em residências, quintais e terrenos particulares. A população também deve ficar atenta aos sintomas como dores de cabeça, febre e dores no corpo. Ao notar os sintomas é importante procurar atendimento médico.

O prefeito Marcos Coelho (MDB) ressalta que “estamos em uma guerra constante contra a dengue, mas é preciso lembrar que, apesar de todas as medidas, a maior arma contra a doença é a população fazendo a sua parte.”

ALGUMAS DICAS DE PREVENÇÃO:

•         cobrir caixas d’água e evitar o entupimento de calhas;

•         não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo o acúmulo de água dentro deles;

•         limpar bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado;

•         esvaziar garrafas, baldes e latas. Guardá-los em local coberto;

•         lavar semanalmente, com buchas, sabão e água corrente, o pote onde os animais domésticos se alimentam.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: